04 de janeiro de 2025
Leandro Mazzini

Duda, Marina e Zé Filho – Um mistério no Piauí

Um mistério ronda a passagem da candidata Marina Silva (PSB) pelo Piauí no sábado. À tarde, o marqueteiro Duda Mendonça, ex de Lula, desceu de jatinho no aeroporto de Teresina e encontrou-se com o governador Zé Filho (PMDB) – para quem trabalha nesta campanha. Duda foi embora em poucas horas. Filho criou um bunker no Hotel Metropolitan, ponto de bacanas na capital. À noite, o governador recebeu Marina Silva para reunião, confirma um contato da socialista, que não informou local. O room-service do gabinete do governador no hotel se encerrou às 4h de domingo. O PMDB, partido de Zé Filho, é aliado nacional da presidente Dilma Rousseff (PT).

Candidato 180
Candidato líder para o governo do Piauí, o senador Wellington Dias foi interpelado no aeroporto na mesma tarde aos gritos de “180! 180!”. Não revidou.

Debaixo do banco
A PF abriu inquérito para investigar os R$ 180 mil flagrados com assessor de Wellington em carro na Bahia. Não é praxe uma quantia assim, e debaixo de um banco.

Em campo
Ronaldo Fenômeno entrou na campanha de Aécio quase na prorrogação. Pede votos, e desanca o governo do PT, ‘cansado dessa sequência de escândalos, de corrupção’.

Conservadores x liberais
O movimento católico ProVida distribui milhares de panfletos no DF num confronto contra os candidatos liberais, para que o eleitor questione seu candidato. Entre os tópicos, os católicos defendem ‘o direito a vida desde a fecundação’ (contra o aborto), ‘casamento de homem com mulher’, e ‘rejeição à descriminalização das drogas’.

Memória
O movimento, capitaneado pelo advogado Paulo Fernando Melo – candidato à Câmara dos Deputados pelo PSDB – é o que causou estrago na campanha de Dilma em 2010, quando distribuiu 5 milhões de folhetos indicando que ela era a favor do aborto.

Reviravolta
Flavia Arruda, esposa de José Roberto Arruda – que abdicou da candidatura ao governo do DF – era personal trainer dele. Teve curso de media training nos últimos dias para ser lançada por ele vice na chapa de Jofran Frejat ao governo.

Violência
Equipe do deputado Fraga (DEM), ex-delegado, correu sob tiros de rua no Itapoã, no entorno, durante panfletagem. Fraga é contra o ‘saidão’ de bandidos nos feriados.

No ringue
A ‘porrada vai comer’, literalmente, como no bordão popular. São Paulo foi o primeiro Estado a sancionar lei que regulamenta o MMA. Projeto do deputado Leandro KLB – aquele que te dava uma surra nos ouvidos quando cantava.

Casa de Compadres
A limpa da Polícia Civil no 14º Batalhão da PM contra corrupção pode bater à porta de gabinetes políticos no Rio. O chefão do Comando de Operações Especiais preso foi promovido duas vezes em pouco tempo. Isso não depende apenas do Gabinete Militar.

Movimento da Toga
Mal o presidente do STF disse ser a favor do aumento do salário dos juízes, a AJUFE, dos federais, não perdeu tempo: acaba de lançar campanha em todos os Estados pela insatisfação da magistratura ‘com os recentes atos do Poder Executivo’.

Olha a confusão
O presidente da Câmara dos Deputados da Bolívia, Marcelo Elío, em entrevista ao ABC Color, acusou o Comissão Nacional de Refugiados do Brasil de cumplicidade com refugiado boliviano, e disse que o órgão tem ‘forte presença conservadora da direita’.

O cerne
Elío refere-se ao caso de Marcelo Soza, um ex-membro do governo que fugiu para cá, acusado de delitos. O CONARE prorrogou o visto de Soza por mais um ano no Brasil.

Gestão pública
O Ibmec de Brasília criou o curso Economia do Setor Público e Finanças, direcionado para servidores da Receita Federal – 35 deles compõem a primeira turma.

Ponto Final
Ronaldo Fenômeno estreou a entrada de esportistas na campanha com chute na canela do PT.
_____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste


Leia mais sobre: Leandro Mazzini