Fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) deflagraram uma operação contra abate clandestino, em Goianira, na região metropolitana de Goiânia, na última sexta-feira (7). Foram apreendidas duas toneladas de produtos de origem animal. O proprietário do local foi preso e multado em mais de R$ 117 mil. A ação também teve o apoio de agentes da Delegacia do Consumidor (Decon).
De acordo com o gerente de fiscalização da Agrodefesa, Janilson Azevedo, foi feita uma denúncia anônima do abatedouro. Cerca de 150 suínos eram abatidos no local, de forma irregular, aos fins de semana. “A chácara vistoriada possui um galpão onde os animais eram abatidos e tratados sem a menor condição de higiene, além de vários materiais para fabricação de embutidos como, por exemplo, linguiças”, disse o gerente.
Segundo Janilson, a carne era comercializada em feiras livres e açougues de Goiânia e região. Durante a fiscalização, também foram encontrados sete animais já abatidos e outros 23 que aguardavam o momento do abate.
O proprietário do local e outros dois funcionários responderão na justiça por crime contra a saúde pública. De acordo com a Agrodefesa, os materiais utilizados na propriedade foram lacrados e deixados com fiel depositário e só serão entregues ao proprietário quando ele se adequar a legislação.
Leia mais sobre: Cidades