Duas chapas se inscreveram para disputar a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) no período de 2026 a 2029.
A consulta à comunidade universitária, que envolve docentes, técnicos-administrativos, estudantes de graduação, pós-graduação e do CEPAE, termina às 21h desta quarta-feira (25).
A votação ocorre de forma online, por meio do sistema SIGEleição. Também há opção de voto presencial para aposentados que não tenham acesso à plataforma.
Conheça as chapas
A Chapa 1, denominada “UFG Atenta e Forte”, é encabeçada pela professora Sandramara Matias Chaves, da Faculdade de Educação (FE), com a professora Camila Cardoso Caixeta, da Faculdade de Enfermagem e Nutrição (FEN), na vice.
A Chapa 2, chamada “UFG Agora”, é formada pela professora Karla Emmanuela Ribeiro Hora, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), e pelo professor Eliomar Araújo de Lima, do Instituto de Informática (INF), como vice.
As propostas de ambas as chapas podem ser acessadas nas redes sociais da “UFG Atenta e Forte” e da “UFG Agora”.
Grupos que representam
Sandramara Chaves é ligada ao ex-reitor Edward Madureira, que comandou a UFG por três mandatos (2006–2009, 2010–2013 e 2018–2021).
Em 2021, foi a mais votada para o cargo, referendada pelo Conselho Universitário (Consuni), mas não nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), que optou pela terceira colocada, a professora Angelita Pereira de Lima, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC).
Já Karla Emmanuela e Eliomar Araújo integram o grupo de oposição ao atual comando da universidade, ligados a nomes como Maria Clorinda Soares (ex-candidata à reitoria) e Marcos Gomes da Cunha (Agronomia).
Como votar na eleição
Estudantes e técnicos-administrativos devem votar diretamente no site sigeleicao.sistemas.ufg.br, utilizando o mesmo login e senha do Portal UFGNet.
Aposentados podem votar presencialmente em três locais:
Hall da Reitoria da UFG (Campus Samambaia)
Auditório do SintIFESGO (5ª Avenida, Setor Leste Universitário)
Recepção da ADUFG Sindicato (9ª Avenida, Setor Leste Vila Nova)
Leia mais sobre: Eleição UFG / Karla Emmanuela / Reitor UFG / Sandramara Chaves / UFG / Cidades / Goiânia

