Pesquisa realizada entre os dias 13 e 14 mostra o atual prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Elson Gonçalves de Oliveira (PTB), 11,8 pontos à frente de seu adversário, Márcio Ceciliano (PSDB). O petebista registra 49,4% na estimulada, contra 37,6% do tucano.
Na espontânea, a vantagem de Dr. Elson se mantém: ele vai a 48,9%, e o seu adversário, chega a 37,3%. O mais rejeitado é o tucano Márcio, com 31,7%, contra 25,3% do petebista.
Eleito vice em 2012, Dr. Elson assumiu a prefeitura em 1o de novembro do ano passado, depois que o titular, Humberto Paixão, renunciou ao cargo. O curioso é que na época Humberto e Dr. Elson estavam rompidos politicamente.
A renúncia foi uma decisão unilateral, e nunca explicada pelo agora ex-prefeito. No cargo, Dr. Elson evitou ataques ao adversário e sempre pontuou que ele, Humberto, é que deveria justificar a decisão de escolher sair.
Humberto, que disse que se afastaria da política ao deixar o cargo, é hoje um dos principais cabos eleitorais do também ex-prefeito Márcio Ceciliano, e é ainda quem tem feito os ataques mais agressivos a Dr. Elson.
O fato gera controvérsia. Humberto tem afirmado no município que havia um acordo com Dr. Elson, para que este assumisse. O fato, porém, é negado pelo atual prefeito, e gera mais questionamentos: renunciar para depois se colocar contra?
Em nove meses como prefeito, Dr. Elson evitou deu atenção ao atendimento na prefeitura, com presença constante na cidade, e a benefícios sociais e obras pelo município, como a recuperação de praticamente toda a malha viária.
A pesquisa foi feita pelo Instituto Padrão e registada no TSE com o número GO-03083/2016. Foram ouvidas 250 pessoas, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,9 pontos porcentuais.
Leia mais sobre: Política