14 de agosto de 2024
Tramitação

Dos senadores goianos, apenas Kajuru sinalizou voto positivo a MP dos Ministérios

Se a medida não for aprovada, 17 ministérios vão deixar de existir
Kajuru é o único que sinalizou votação positiva para a MP dos Ministérios, apreciado nesta quinta-feira (1º/6)
Kajuru é o único que sinalizou votação positiva para a MP dos Ministérios, apreciado nesta quinta-feira (1º/6)

Apenas o senador Jorge Kajuru, vice-lider da bancada do PSB, sinalizou voto positivo à MP dos Ministérios que será apreciada pelos parlamentares nesta quinta-feira (1º/06), em regime de urgência. Vanderlan Cardoso (PSD) e Wilder Morais (PL) ainda não decidiram como vão votar. 

A votação deve ser realizada ainda hoje para que a Medida Provisória não caduque. 17 ministérios estão em risco de serem extintos do dia para noite caso a medida não seja aprovada e sancionada até a meia noite desta quinta-feira. A votação na Câmara dos Deputados teve contornos dramáticos para o governo haja vista a reclamação dos parlamentares com os ministros que cuidam da articulação política do governo.

Foi preciso que o presidente Lula (PT) entrasse em campo para reverter o cenário. No Senado, o governo começa a fazer as contas, mas ainda não há uma projeção do placar. Entre os senadores goianos, apenas Kajuru confirmou que votará a favor da medida, de acordo com a assessoria do parlamentar. 

Vanderlan Cardoso e Wilder Morais ainda não decidiram como vão votar. O primeiro deverá avaliar e nos bastidores diz que votará “no que for melhor para o país”. Seu partido, o PSD, ocupa cargos no primeiro escalão, mas que não correm risco de desaparecer. De todo o modo, sua postura hoje deverá indicar qual o caminho tomará a partir de agora se é na oposição ou base, haja vista que até agora se declarava um parlamentar independente.

Wilder Morais ainda não sinalizou mas a bancada do PL na Câmara dos Deputados orientou voto contra a MP, no entanto, por lá, sete parlamentares votaram a favor em uma bancada composta por 99 deputados. O senador peelista no entanto, tem feito duras críticas a gestão federal.


Leia mais sobre: Política

Comentários