No domingo de celebração dos 203 anos da Independência, este 7 de Setembro tem o tradicional desfile cívico militar e também manifestações de cunho social e político, como o grito dos Excluídos, e protestos pedindo anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O desfile em Goiânia está sendo realizado na Avenida Tocantins, no Centro. Estava prevista a participação de quatro mil pessoas, incluindo forças militares, instituições civis, escolas, motociclistas e colecionadores de carros antigos.
Organizado pela prefeitura, o desfile oficial de 7 de Setembro em Goiânia reuniu forças militares, instituições civis, escolas e representantes da sociedade organizada. O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Sandro Mabel, junto com diversas autoridades prestigiaram o evento.
Grito na Praça do Trabalhador no 7 de Setembro
Também pela manhã, na Praça do Trabalhador, a 31ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, organizado por centrais sindicais e instituições religiosas, mobiliza manifestantes com o tema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia”. O arcebispo de Goiânia, Dom Justino de Medeiros participou do evento.
O evento será encerrado por volta de 12h. Na pauta, a defesa da soberania nacional e a participação no plebiscito 2025 que fará duas perguntas sobre redução da jornada de trabalho sem redução salarial com fim da escala 6×1; e Taxação dos super-ricos acima de R$ 50 mil/mês, com isenção para quem recebe até R$ 5 mil/mês.
Protesto por anistia na Praça do Sol
E outra mobilização na manhã do 7 de Setembro é organizada por aliados do ex-presidente Bolsonaro. Marcada para acontecer na Praça do Sol, a mobilização foi convocada por parlamentares como Gustavo Gayer e Wilder Moraes, respectivamente deputado federal e senador do PL.
A manifestação tem como foco principal pedir anistia para Bolsonaro, que está respondendo no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado e atualmente sob prisão domiciliar em Brasília.
Leia mais sobre: 7 de Setembro / Dia da Independência / Protesto / Ronaldo Caiado / Sandro Mabel / Cidades / Geral / Goiânia

