23 de dezembro de 2024
Destaque

Dom João Justino é o novo arcebispo de Goiânia

Dom Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. (Foto: Divulgação)
Dom Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. (Foto: Divulgação)

Dom João Justino de Medeiros, mineiro, 54 anos e atual arcebispo de Montes Claros (MG), será o novo arcebispo de Goiânia que assume o lugar de dom Washington Cruz, que ocupa o cargo desde 2002.

O nome do novo arcebispo foi anunciado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) após nomeação feita pelo papa Francisco e confirmada no Vaticano.

No dia 24 de maio de 2021, na véspera de completar 75 anos, dom Washington comunicou que enviaria ao Papa Francisco seu pedido de renúncia. Seu desejo é permanecer, como arcebispo emérito, em Aparecida de Goiânia, na grande região metropolitana da capital de Goiás.

Em 2021, o novo arcebispo de Goiânia foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, em dezembro de 2011 pelo papa Bento 16. Em fevereiro do ano seguinte foi ordenado bispo de Juiz de Fora (MG), quase 20 anos após sua ordenação sacerdotal.

Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em 1984 onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Dom João Justino foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores.

Foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do seminário arquidiocesano de Juiz de Fora (MG). Na cidade mineira, também foi pároco-solidário na paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e paróquia do Bom Pastor. Também foi vigário paroquial na paróquia de São Pedro.

Em 2015, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reeleito para as mesmas funções em 2019. Também foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Educação, do Regional Leste 2 da CNBB (Minas e Espírito Santo). Dom João Justino foi nomeado, em março de 2016, membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), e responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Leia também:


Leia mais sobre: / Destaque / Goiânia