O Distrito Federal confirmou nesta quinta-feira (02/12) que identificou dois casos da variante ômicron da Covid-19. A Secretária de Saúde ainda não divulgou mais informações sobre o caso.
O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache disse em entrevista coletiva que os contaminados são duas pessoas que estavam na África do Sul em um voo que passou pela Etiópia e teve como destino Guarulhos, São Paulo, no dia 27 de novembro. Eles seguiram para Brasília.
De acordo com Pafiadache foi realizado sequenciamento genômico que confirmou a presença da ômicron em ambos. Um deles está com sintomas. O outro é assintomático e ambos estão isolados. Já são cinco o número de pessoas com confirmação de diagnóstico com a variante ômicron pelo Brasil.
A ômicron já promove mudanças no calendário em Brasília e cidades Brasil a dentro. O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu cancelar as festas de réveillon programadas para a virada do ano. Em Goiás, Caldas Novas já anunciou o cancelamento da festa e Aruanã cogita cancelar.