13 de agosto de 2024
Brasil

Doações caíram 60% até o momento em relação a 2012, diz Gilmar Mendes

Foto: Samuel Straioto
Foto: Samuel Straioto

BELA MEGALE – BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, afirmou que até o momento foi contabilizada uma redução de 60% de doações eleitorais em comparação com as eleições de 2012.”É uma diferença significativa, o que talvez reflita o caráter mais modesto deste pleito em função das mudanças ocorridas na legislação”, disse Mendes, em em coletiva de imprensa nesse domingo (2).

Essa foi a primeira eleição realizada após a aprovação do fim das doações empresariais, em setembro do ano passado.

Segundo os dados do TSE, em 2012 as campanhas contabilizaram o recebimento de R$ 6,2 bilhões. Neste ano, com a proibição da doação de pessoas jurídicas, o número caiu para R$ 2,1 bilhões. O valor total, porém, só que será computado em três dias.O presidente do TSE ressaltou que o número não engloba o caixa dois, ou seja, doações ilícitas e não declaradas. Mas disse que a cifra de 2012 também não contabilizava esses repasses.

“Não vamos tentar fazer adivinhação sobre caixa dois que isso é impossível”, afirmou Mendes. “Pelo menos, no aspecto visual, as campanhas estão mais modestas e esse é um dado positivo. As campanhas estão mais limpas. Acho que houve diminuição de honorários de marqueteiros também”, avaliou o presidente do TSE sobre as primeiras eleições com doações limitadas a pessoas físicas.

BALANÇO

Gilmar Mendes também apresentou a atualização do quadro de ocorrências. Segundo dados do TSE, foram registradas 1.410 ocorrências, sendo 149 com candidatos e 83 delas com prisão. Com não candidatos foram realizadas 1.261 ocorrências, das quais 575 acarretaram prisão.

Entre os candidatos, boca de urna foi a principal causa das ocorrências, sendo 61 com prisão e 39 sem prisão. A boca de urna também gerou a maioria das ocorrências entre os não candidatos, 333 com prisão e 383 sem prisão.

Sobre urnas que tiveram problemas, 2.331 foram substituídas, ou seja, 0,53% do total. A maior quantidade de substituição, até o momento, ocorreu no Rio de Janeiro, que contabilizou 441 urnas. Em porcentagem, houve mais substituições em Alagoas, de 119 urnas eletrônicas.


Leia mais sobre: Brasil

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários