20 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:27

Doações aumentam em 100% durante a Semana Nacional de Doador de Sangue

Governador foi doar sangue nesta sexta-feira (25). Foto: Samuel Straioto
Governador foi doar sangue nesta sexta-feira (25). Foto: Samuel Straioto

Aumentou em 100% a quantidade de doações de sangue durante esta semana. Começou no dia 21 e termina neste sábado (26), a Semana Nacional do Doador de Sangue. Nesta sexta-feira (25), como forma de incentivar doadores a procurarem o Hemocentro, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) foi até a unidade e doou sangue.

“Esse é um gesto que deve ser repetido por todo mundo, doar sangue salva vidas. Estou aqui como doador voluntário como forma de estimular as pessoas de tomar esta atitude, posso garantir que não dói, dura pouco e é muito importante para a vida.

De acordo com o diretor administrativo do Hemocentro, Arione José de Paula, o aumento da procura ajudará a manter os estoques neste final de ano.

“Aumentamos em 100% o volume de pessoas que passam no Hemocentro. Estávamos com uma média de 70, 80 doadores, passamos para mais de 150 doadores. Aquém ainda da nossa capacidade que é de receber pelo menos 250 doadores por dia. Estamos aproveitando esta semana para chamar atenção da população, refazer os nossos estoques, pois a demanda neste final de ano aumenta bastante”, destacou o diretor administrativo do Hemocentro, Arione José de Paula.

Como doar?

Interessados podem ligar no telefone (62) 3201-4575, agendar uma data para que uma unidade móvel do Hemocentro vá até o local para fazer a captação das bolsas de sangue, seja na Região Metropolitana de Goiânia ou no interior. Outro local de bastante importância que recebe doação de sangue é o Hospital Araújo Jorge.

Requisitos

Podem doar sangue pessoas saudáveis e com idade entre 16 e 69 anos. Os doadores devem pesar acima de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Uma bolsa de sangue contém de 400 a 450 ml de sangue.

Além de tomar um café da manhã ou lanche da tarde reforçado, o doador também recebe um atestado de comparecimento, já que uma vez por ano a falta no trabalho para este fim é garantida por lei. Mas, acima de tudo, a principal recompensa é sair do Hemocentro com a certeza de ajudar a salvar vidas.

É preciso

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização);

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Intervalos para doação

• Homens – 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses)

• Mulheres – 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses)

 

Leia mais

Vetado projeto que reajusta salários no TCM


Leia mais sobre: Cidades