05 de dezembro de 2025
Empreendedorismo feminino

Do quintal para o mundo: salão afro criado em cômodo de Goiás empodera brasileiras

Empreendimento criado por goiana se destaca por especialidade e linha exclusiva que se expande dentro e fora do país
Mãos que transformam - A ferramenta capaz de fazer a diferença e levar o empreendedor ao sucesso está no interior do profissional. Foto: Denise Xavier.
Mãos que transformam - A ferramenta capaz de fazer a diferença e levar o empreendedor ao sucesso está no interior do profissional. Foto: Denise Xavier.

“Eu nasci para empreender”, narrou Walkiria Barros, de 54 anos, proprietária do Salão Kiras Cabelos Poderosos, criado há mais de 20 anos para ressaltar a beleza afro em Goiás. Especializado em cabelos crespos e cacheados, o negócio, iniciado em um cômodo de “três paredes”, se destaca dentro e fora do país.

Aos 27 anos de idade, a jovem, preta, filha mais velha de uma casa, foi considerada também “a mais doida” ao, após três anos de trabalho com carteira assinada, pedir conta para apostar, sem muitos recursos, no sonho de ser dona de seu próprio negócio.

Começou a atender em um barracão existente no fundo do quintal de sua família, com três paredes e uma cortina. “Depois, eu passei para frente, em uma salinha que meu pai construiu para essa finalidade. De lá, eu estendi uma área na frente da casa, mas com o tempo tive que fechar para abrir o meu salão e empreender de verdade”, contou.

Atendimento personalizado

Mais do que um salão de beleza, o Kiras se tornou um ambiente humano e acolhedor, com poder de libertação. “Temos hoje um espaço que não é um salão de beleza, mas um ponto de encontro de mulheres que vão para entender a sua curvatura, a sua história e se libertar de paradigmas de uma beleza que foi implantada nelas”, destacou a proprietária do local.

Segundo Walkiria, todo cabelo crespo tem seu DNA próprio e merece um atendimento personalizado. Desse modo, a metodologia Kiras atua com tratamentos que renovam os fios e ressaltando a sua beleza. “Nossos cuidados são premiados e reconhecidos pelo estado de Goiás, podem até dizer que é por causa da nanotecnologia usada na nossa linha própria de produtos, mas a verdade é outra”, apontou.

“Entendemos que tudo se tornou uma bandeira de liberdade, uma forma de levar a essência dos cabelos crespos de forma natural e bela, por isso nos especializamos em entender todos os passos dessa transformação”, salientou a empreendedora.

Mãos que transformam – O sorriso sincero é a maior gratificação de um profissional que exerce um trabalho desenvolvido com amor e humanidade. Foto: Denise Xavier.

Questionada sobre tal especialidade, Walkiria revelou: “Quando minha irmã foi se casar, faltando um mês para a cerimônia, ela fez um alisamento e o cabelo dela caiu e quebrou todinho. A partir desse momento eu resolvi não alisar o cabelo de mais ninguém. As minhas clientes queriam morrer, mas permaneceram com a gente e passaram de um alisamento para um cabelo natural”, explicou a especialista, com a ressalva de que todo o esforço valeu a pena. “Hoje eu trabalho com o que eu amo fazer, que é transformar vidas”, pontuou.

Especialização e expansão

Para montar de fato o seu negócio a empreendedora se especializou, por meio de cursos no Sebrae, em diversas áreas da beleza. “Fiz vários cursos técnicos, fui para São Paulo e me formei em gestão de beleza, estética e cosmética e terapia capilar. Hoje, posso dizer que sou especialista, pioneira, em tratamento de cabelos crespos no estado de Goiás”, celebrou.

O empenho de Walkiria rendeu a ela diversas premiações e a expansão de um negócio capaz de atender atualmente clientes de todo o mundo. “Hoje eu tenho uma linha de cosméticos com 17 produtos com nanotecnologia, que vendemos muito bem, por meio do site e de plataformas de vendas digitais, para dentro e fora do Brasil”, disse.

“Fiz um trabalho amplo dentro do Sebrae Goiás. Acredito até que todos lá dentro conhecem o Kiras. Comecei quando eles atendiam em bairros, fiz vários cursos e trabalhos e a instituição até hoje me atende”, salientou ao evidenciar a importância da escolha do local para se qualificar e fazer a diferença.

Com o apoio do Sebrae Goiás, a empreendedora também participou de missões empresariais como as realizadas na Beauty Fair e Hair Brasil em 2011, que proporcionaram oportunidades de networking e acesso a novas oportunidades de negócios.

O próximo passo, de acordo com Walkíria, é oferecer cursos a estabelecimentos que desejarem se especializar em cabelos crespos com a linha Kiras Cabelos Poderosos. “Viemos para transformar a vida de outras mulheres, tanto através de sua imagem, como do empreendedorismo”, enfatizou.


Leia mais sobre: / Empreendedorismo