O Censo Escolar de 2015 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (5), que detalha o número de matrículas iniciais na educação básica das redes de ensino municipal e estadual. No estudo são consideradas as creches, pré-escola, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos e educação especial, e abrange áreas urbanas e rural, além de educação em tempo integral e parcial.
De acordo com o resultado preliminar, em escolas estaduais e municipais de áreas urbanas e rurais, 1.933.445 crianças estão matriculadas em creches; 3.636.703, na pré-escolas; 32.516.737, no ensino fundamental; 6.770.271, no ensino médio; 2.765.246, na educação presencial de jovens e adultos.
O total é de 47.622.402 alunos matriculados no país. Em relação à educação especial, estão matriculados 42.727 alunos. Os números ainda não estão completos e, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a tendência é de crescimento.
Com isso, a partir desta segunda-feira, os diretores das escolas terão um mês para conferir e, se necessário, retificar os dados, pela internet, diretamente pelo sistema Educacenso (Clique aqui). No entanto, não devem ser inseridas novas informações, caso os diretores não tenham preenchido os dados no período da coleta.
É necessária a contabilização do número de matrículas para que sejam feitos repasses de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação. Entre eles, o Dinheiro Direto na Escola e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O envio das matrículas presenciais efetivas deverá ser feito pelo Inep até o dia 30 de novembro. A publicação do resultado final está prevista para 29 de janeiro de 2016.
(Com informações da Agência Brasil)
Leia mais:
- Dilma sanciona lei que torna obrigatório ensino médio em penitenciárias
- Inova Goiás e OS’s na Educação são pauta no Movimento Brasil Central
- Chamamento para OS’S na Educação deve ocorrer ainda em outubro
Leia mais sobre: Brasil