O governador Ronaldo Caiado anunciou na última segunda-feira (18), por meio de rede social, que o edital para nova licitação do Jovem Cidadão será publicado nesta quarta-feira (20). O novo edital prevê a contratação de 5 mil jovens do programa Jovem Cidadão. Em entrevista a Rádio Bons Ventos nesta manhã, o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, esclareceu alguns fatores sobre o assunto.
O edital foi publicado Diário Oficial do Estado. “A justiça obrigou o Estado a continuar o programa e manter em funcionamento até a realização da nova licitação. Existem alguns indícios de irregularidades cometidas no chamamento inicial, o programa que atendia 3 mil jovens, e hoje leva a procuradoria a fazer uma inspeção para verificar se esses jovens atendiam aos requisitos”, explica.
A nova licitação para a contratação de empresa para gerenciamento da contratação de jovens aprendizes para o governo de Goiás pretende reduzir a despesa com o programa em R$ 10,3 milhões. A projeção foi feita pelo controlador Henrique Ziller. Um critério do novo contrato será a redução do valor da taxa administrativa para a empresa que contratar os participantes do Jovem Cidadão. Além disso, será observado se o jovem realmente atende aos requisitos para participar. “O principal critério tem haver com a condição social, é um programa que tem esse foco. O que está sendo questionado é a forma como esses jovens foram chamados”, completa.
Ainda de acordo com Ziller, o custo por jovem pago pelo Estado é de R$ 1.180 reais. “É importante falar sobre isso, porque o Estado precisa trabalhar com mais eficiência os recursos. A partir desse novo edital estamos trabalhando para excluir estás falhas e vamos acompanhar o processo para que esses jovens recebam o que prevê o programa”, conclui.
Leia mais sobre: Edital / jovem cidadão / Licitação / Goiânia