O mandato do prefeito eleito em Divinópolis, Alex Santa Cruz Oliveira, e o vice, Jofre Pereira Cirineu Filho, foi cassado pela Justiça Eleitoral devido a abuso de poder econômico e compra de votos, a pedido do Ministério Público Eleitoral.
De acordo com a decisão do juiz Fernando Samuel, da 47ª Zona Eleitoral, também foi determinado que o presidente da Câmara Municipal assuma a Prefeitura de Divinópolis de Goiás a partir de 1º de janeiro de 2017 até que sejam realizadas novas eleições.
Alex Santa Cruz e Jofre Pereira também foram condenados a pagar multa de R$ 53 mil. Segundo o promotor eleitoral Douglas Chegury, foi apurado que os, até então, dois candidatos forneceram grande quantidade de combustível a moradores e passagens de ônibus a eleitores do município que residem em Goiânia em troca de votos.
Além disso, o Ministério Público Eleitoral aponta que os cassados compraram votos em dinheiro. Para a investigação, foram mapeados os atos ilegais e os envolvidos. “Na véspera das eleições, Alex de Eva pediu a um tio que comprasse 2.400 litros de gasolina, produto que foi dividido em vales de abastecimento distribuído aos eleitores no dia da votação”, informa o MP-GO.
Para o juiz, “se para chegar ao poder se sujeitam a semelhantes condutas, que se pode pensar caso iniciem o exercício dele. Parece não haver limites aos requeridos ao vulnerar não apenas regras eleitorais e promover o desequilíbrio no pleito eleitoral, mas também buscar levar a erro o próprio juízo, acreditando que o relato de uma testemunha pudesse abalar todas as demais evidências”.
Leia mais:
- Nova logística reduz R$ 300 mil em transporte de urnas nas Eleições 2016
- Eleições 2016: veja o resultado por zona eleitoral em Goiânia
Leia mais sobre: Política