Goiânia passa mais uma vez por um momento de crise no serviço de coleta seletiva de lixo após a empresa ITA Transportes suspender o contrato com a prefeitura por conta de atraso no pagamento da prestação de serviços que passa de R$ 27 milhões.
Desde a última sexta-feira (6), data da suspensão dos serviços moradores reclamam de atraso na coleta de lixo pelas ruas da capital. A ITA enviou ofícios informando o atraso nos pagamentos de oito faturas em aberto. Todo maquinário como caminhões, vans, ônibus, carros e motos são locados pela a empresa.
Além dos ofícios, segundo a empresa, representantes fizeram reuniões presenciais direto com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e que espera que o repasse seja feito para que possa voltar às atividades. Em nota, a ITA informou que possui contrato com a Comurg desde 2020 e preza pelo cumprimento de suas funções. Mas, segundo a empresa, tornou-se impossível continuar com o serviço.
Também em nota, a Comurg informou que a dívida já está sendo negociada, que o valor está na metade do citado pela empresa e que espera a normalização dos serviços ainda na terça-feira (11). Confira na íntegra a nota:
Nota Comurg
A propósito de solicitação deste veículo de comunicação, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), informa o que se segue:
– Sobre o contrato de aluguel de equipamentos com a Ita Transportes, informamos que o valor da dívida da Comurg com a empresa não é o que foi divulgado, da ordem de R$ 30 milhões.
– O débito em questão está judicializado, e deverá ficar em torno de, no máximo, R$ 15 milhões.
– A Comurg está em negociação direta com a empresa, e espera ter todos os serviços normalizados até a próxima terça-feira (11/10).
– A Comurg tranquiliza a população a respeito da coleta do lixo orgânico, que não sofrerá nenhum tipo de prejuízo. Este trabalho continua em escala normal, uma vez que os caminhões são de propriedade da companhia.
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