Nesta quarta-feira (30), o prefeito Sandro Mabel (UB) sancionou uma nova lei que estabelece horário limite de funcionamento para distribuidoras de bebidas em Goiânia. O estabelecimentos poderão funcionar de portas aberta somente das 5h às 23h59. Após esse horário, o atendimento aos clientes será permitido apenas por delivery.
De acordo com Mabel, a medida é uma ação de combate à criminalidade, além de visar maior qualidade de vida aos moradores que residem próximos a esse tipo de estabelecimento. Dados da Polícia Militar mostram que 43,8% das tentativas e/ou homicídios consumados registrados no ano passado ocorreram em bares ou nas portas de distribuidoras.
O prefeito destacou que a medida não vai trazer prejuízos aos comerciantes, apenas facilitará a ordem pública. “Não prejudica o comerciante na função que a distribuidora tem, que é vender a bebida para alguém que está precisando, não é para ir tomar a bebida lá de madrugada. Então ele tem condição de manter um delivery. A loja é fechada, mas pelo telefone ele pode ir enviando a bebida”, enfatizou Mabel.
Sandro ainda lembrou que distribuidoras não possuem permissão para colocarem mesas na calçada ou terem espaços para as pessoas beberem no local. “Distribuidora de bebida não é bar, então ela não pode ficar aberta a qualquer hora”, pontuou.
Segundo o comandante de Policiamento da Capital, coronel Batista, os índices de criminalidade são maiores. Uma pesquisa mostrou que 61,5% dos goianienses já presenciaram comportamentos perigosos ou inadequados nas proximidades de distribuidoras à noite. O levantamento aponta ainda que 73,6% são favoráveis ao novo horário, enquanto 45,8% acreditam que a medida contribuirá para a melhoria da segurança pública, com redução no uso de drogas e da violência.
“Esse projeto é um marco histórico na segurança da capital, não só na redução dos homicídios, onde nós constatamos, através de um trabalho de análise criminal, que 43% dos homicídios da capital aconteciam em distribuidoras de bebida, e desses 43%, a grande maioria após a meia-noite, mas também no combate a outros crimes, tráfico de drogas, perturbação de sossego, lesão corporal, crimes relacionados à Maria da Penha”, salientou o coronel.
A medida segue uma tendência já aplicada em outras cidades, como em Aparecida de Goiânia, onde uma portaria publicada em 2021 estabelece que distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar até às 22 horas. Em Goiânia, a lei foi publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do Município, e já está em vigor.
Leia mais sobre: Distribuidoras de bebidas / Horário de funcionamento distribuidoras / Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Cidades / Goiânia

