18 de novembro de 2024
Destaque 2

Distribuição de kits merenda para alunos da rede municipal de Goiânia completa um ano

Foto: Divulgação/Secretaria de Educação
Foto: Divulgação/Secretaria de Educação

Realizada desde março de 2020, a distribuição dos kits de alimentação escolar pela Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Goiânia, com o objetivo de complementar a alimentação das famílias durante a suspensão de aulas por conta do período de pandemia da Covid-19, completa um ano.

A partir desta segunda-feira (22) são realizadas as entregas dos kits merendas referentes aos meses de março e abril nesta segunda-feira. Todos os 108 mil alunos matriculados na rede municipal têm direito ao kit, que é padronizado, de acordo com cardápio elaborado pelas nutricionistas da SME, com produtos adquiridos de forma individual e descentralizada por cada gestão escolar.

A distribuição segue em horários escalonados, até o dia 31 de março, de forma organizada pela direção de cada instituição. Pais e responsáveis deverão aguardar o contato da direção na qual seu filho está matriculado, via ligação telefônica ou redes sociais oficiais da unidade, para saber qual dia e horário podem fazer a retirada do benefício. A família que possuir mais de uma criança matriculada na rede municipal, têm direito a pegar a quantidade de kits correspondente à quantidade de crianças matriculadas.

De acordo com a SME, uma das instituições que começaram a entrega das remessas de março e abril logo no início da manhã desta segunda, a Escola Municipal João Alves de Queiróz, localizada no Residencial Eli Forte, convocou as famílias por divisão de turmas, em horários separados, para retirar os kits.

“A entrega desses alimentos é muito importante porque tem pessoas que estão desempregadas nesse momento. Eu e meu marido perdemos o emprego e o kit contribui muito na nossa alimentação do mês”, declarou Márcia Suzi, mãe de um aluno matriculado na instituição.

A diretora da unidade, Taiana Teles, alegou que há cerca de 900 alunos matriculados na Educação Infantil ao Ensino Fundamental e, com isso, a escola entregará cerca de 1800 kits até a próxima sexta-feira (26). “Sabemos que a grande maioria dos alunos passa por carência nutricional, o kit não supre o mês, mas complementa. Quando estamos no presencial, tem tudo balanceado pela SME, com nutricionista, para atender a essa carência. Quando deixamos para entregar mais no final do mês, as famílias já me procuram para saber, porque faz diferença dentro de casa”, disse. 

Maria Aparecida Barbosa, diretora de administração educacional da SME, também destacou a importância da entrega dos kits para complementar a alimentação familiar, levando em conta que durante o regime de aulas presenciais, as refeições que as crianças recebem nas instituições são de fundamental importância na balança nutricional diária. “A entrega dos kits cumpre uma das mais importantes funções das escolas, que é promover a segurança alimentar das crianças. O fato de as crianças não estarem de forma presencial na escola não pode ser um fator de risco para elas”, ponderou. Nesta remessa, os kits contam com arroz, feijão, farinha de milho, macarrão, leite e sardinha.

Os alunos 108 mil alunos matriculados na Rede Municipal são atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), conforme a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, alterada pela Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, resolução 026/13 do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), que garante a universalidade do programa com a utilização de recurso federal, no que diz respeito à merenda. Em 13 abril de 2020, uma resolução que regulamenta a aquisição e distribuição de merenda durante o período de emergência foi emitida pela FNDE.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Destaque 2