O Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) é responsável pelo gerenciamento dos leitos de internação da rede pública e particular credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e pela oferta de consultas especializadas.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a função do departamento é organizar as solicitações dos pacientes que aguardam vagas para internação de Urgência/Emergência, internação de Cirurgias Eletivas e Consultas Especializadas, para garantir o atendimento mais rápido e priorizar os casos mais graves.
De acordo com o diretor da pasta, Gilson de Souza, o maior avanço da Regulação foi a adoção de um sistema que permite acompanhar, em tempo real, a situação dos pedidos de internação de urgência e ao mesmo tempo visualizar os leitos e vagas disponíveis em toda a rede credenciada, tanto pública quanto conveniada. Segundo ele, o sistema desenvolvido pela prefeitura de Goiânia agilizou o serviço do departamento e aumentou os números de procedimentos autorizados, já que, anteriormente, o processo era feito manualmente.
No ano passado, foram cerca de 375 mil consultas especializadas agendadas, distribuídas em várias especialidades, e no setor de internação, foram realizadas mais de 150 mil internações em leitos de enfermaria e UTI.
Além da equipe da sede do departamento, a Regulação ainda tem cerca de 40 profissionais de Regulação Externa, locados nas unidades Públicas/Filantrópicas e em algumas unidades privadas credenciadas com maior volume de autorizações.
Ainda segundo a pasta, são liberadas, em média, de 12 a 13 mil vagas de internação por mês. Destas, aproximadamente 435 são para leitos de UTI. Ao todo, são 46 hospitais e clínicas conveniadas, além das unidades públicas do município.
Leia mais sobre: Cidades