Na contagem regressiva de 7 dias para a chegada do segundo turno no Brasil, além da escolha para presidente, o país tem 12 estados com partidos na disputa pelo cargo de chefe Executivo. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Acontece que, destes 12 estados, ao menos 8 estão com pesquisas que mostram números acirrados na disputa. A Pesquisa TV Morena/Ipec para o governo de Mato Grosso do Sul, por exemplo, divulgada nesta sexta-feira (21), mostrou um empate entre os candidatos Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB), com 50% dos votos válidos.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, a última Pesquisa do Ipec encomendada pela Globo e divulgada no (11) revelou que, nos votos válidos, o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 53%, e o candidato do PT, Fernando Haddad, 47%. A próxima pesquisa deve sair na segunda-feira (24).
No Rio Grande do Sul, a pesquisa Ipec, também divulgada nesta sexta-feira (21), trouxe o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) com 55% das intenções de votos válidos contra 45% do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL). No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição, tem 55% dos votos válidos, e o deputado federal Carlos Manato (PL), com 45%. A pesquisa da TV Bahia/Ipec mostrou o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues (PT) à frente, com 52% dos votos válidos e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) com 48%.
Na Paraíba, a TV Cabo Branco/Ipec mostra o governador João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, com 53% dos votos válidos, e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), com 47%, empatados no limite da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Também empatados, no Sergipe, o senador Rogério Carvalho (PT) tem 51% dos votos válidos e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), com 49%.
Por fim, a pesquisa TV Gazeta/Ipec sobre intenções de voto para a disputa pelo governo de Alagoas, divulgada na quinta-feira (20), mostrou o atual governador Paulo Dantas (MDB), que busca reeleição, com 55% dos votos válidos, seguido pelo senador Rodrigo Cunha (União Brasil), com 45%.
O segundo turno das eleições está marcado para 30 de outubro. Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Estados / Brasil