O diretor da Vigilância Sanitária de Goiânia, Dagoberto Costa, solucionou algumas dúvidas que surgiram acerca do decreto da prefeitura que autoriza a volta de algumas atividades, por exemplo, eventos sociais em condomínios. Dagoberto diz que a liberação para eventos com até 150 pessoas podem, sim, ocorrer em condomínios horizontais e verticais. “O que as pessoas precisam entender e ter noção é que as normas e os protocolos devem ser cumpridos também nestes locais. Por exemplo, cuidados com o distanciamento social, uso de álcool em gel, inclusive numa festa, num salão de festa de um condomínio”, pontuou.
O diretor esclareceu também as dúvidas sobre os decretos do estado e da prefeitura. “Outra dúvida constante é sobre os decretos. Quando há um decreto municipal regulando algum assunto ele passa a prevalecer sobre o decreto estadual, já que o próprio decreto estadual determina que as prefeituras possam legislar nesse momento de pandemia sobre as causas que elas acharem necessárias”, destacou Dagoberto.
Sobre as fiscalizações, Dagoberto diz que nada muda e que os fiscais continuam com o trabalho normalmente. “Os fiscais continuam e caso comprovada alguma irregularidade, os condomínios podem ser autuados. O que a gente pede nesse momento é que cada condomínio faça sua determinação interna e cuide para que seus condôminos, ao realizarem algum evento dessa natureza, sigam os protocolos”, explicou.
O diretor Dagoberto informa ainda que há um canal em que as pessoas podem fazer qualquer denúncia a respeito desse assunto, que é o aplicativo “Prefeitura 24h”, para a Polícia Militar é 190 e para a Guarda Civil Municipal 153. Dagoberto Costa atendeu à reportagem de o Diário de Goiás para explicar todas as dúvidas que a população goianiense está nesse momento de vários decretos relacionados à pandemia da covid-19.
Leia mais sobre: Destaque 2 / Goiânia