18 de janeiro de 2025
Trânsito • atualizado em 14/01/2025 às 11:51

Direita Livre é lançado em Goiânia; confira pontos permitidos

A previsão é para que 180 pontos sejam liberados inicialmente para a conversão à direita
Prefeito Sandro Mabel e secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, lançam o "Direita Livre" em Goiânia. Foto: Alex Malheiros
Prefeito Sandro Mabel e secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, lançam o "Direita Livre" em Goiânia. Foto: Alex Malheiros

A Prefeitura de Goiânia lançou, na manhã desta terça-feira (14), o projeto Direita Livre. Trata-se de uma iniciativa que visa melhorar a circulação de veículos em cruzamentos estratégicos. Foram liberados cinco novos pontos. A expectativa, porém, de acordo com o prefeito Sandro Mabel (UB), é para a liberação de 180 pontos estratégicos da cidade.

“Serão liberados cerca de 8 a 10 novos locais por semana, com equipes orientando a população, chegando a 180 pontos em quatro meses”, disse, com a afirmativa de que “o total de pontos na cidade que podem receber a Direita Livre é em torno de 350”.

Entraram em funcionamento, nesta terça feira (14), os pontos localizados Avenida T-7 com Avenida C-4, Avenida Independência com Rua Contorno, Avenida Independência com Rua 6ª, Avenida 3ª Radial com Rua 1015 e Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins.

A administração trabalha em campanhas de orientação para que o condutor respeite o pedestre. “A cidade vai andar e o que é muito importante, nós vamos orientar o motorista para que ele possa respeitar o pedestre. Para nós, o mais importante é o pedestre, a direita está livre, mas o pedestre tem a preferência”, assinala Mabel.

O titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio de Abreu, explica que o primeiro trabalho é identificar o ponto que pode ser utilizado para a Direita Livre. “Depois fazemos um estudo de circulação e toda a avaliação de segurança viária para o pedestre. Após esse estudo, fazemos toda a sinalização e aí, em seguida, liberamos para utilização já com a direita livre”, detalhou o secretário, ao frisar que a expectativa é um ganho de até 30% na fluidez do trânsito. Segundo Mabel, a prefeitura projeta liberar, nos próximos meses, a conversão à direita mesmo com o sinaleiro fechado.

Na quarta-feira, mais três locais serão ativados. São eles: Avenida Milão com Rua das Orquídeas; Avenida T-9 com Rua Flemington; e Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena. Já os próximos cruzamentos a serem avaliados e sinalizados, são: Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis; Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa; Praça Santos com Avenida C-206 (Av. T-8); Avenida Portugal com Avenida T-8; Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco; Rua do Chumbo com Rua Cariri.

E ainda: Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal; Avenida Oriente com Avenida Francisco A. de Morais; Avenida Anhanguera com Avenida dos Pirineus; Avenida Manchester com Avenida Leste Oeste; Avenida Oeste com Avenida Tocantins; Alameda dos Buritis com Rua Gercina Borges; Praça Isidória com Avenida 1ª Radial; Avenida 4ª Radial com Rua 1037; Avenida 4ª Radial x Avenida Antônio Martins Borges; Avenida C-1 com Avenida C-2; e Alameda das Rosas com Avenida R-9.

Entenda como funciona a conversão livre à direita:

De acordo com a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), para motoristas, a conversão livre à direita só deve ser feita onde houver sinalização indicativa, mesmo com o sinal fechado. A prioridade é sempre para pedestres e ciclistas. A conversão não deve ser realizada se houver obstrução do caminho.

Os pedestres, por sua vez, têm prioridade na travessia. Esses devem, portanto, acenar antes de atravessar os cruzamentos.

De acordo com a SET, para conscientizar a população, será realizado um período educativo de 30 dias. Após esse prazo, a fiscalização será intensificada, com base no Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira para motoristas que não respeitarem a prioridade dos pedestres.

“Esse projeto visa melhorar a mobilidade urbana, mas sempre com foco na segurança. A Direita Livre traz agilidade ao trânsito sem comprometer o direito de quem se desloca a pé”, afirma a pasta.


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