07 de janeiro de 2025
Leandro Mazzini

Dirceu dribla função de emprego para evitar cadeia

 

O emprego de organizador de biblioteca num escritório de advocacia para o ex-ministro José Dirceu foi um drible necessário para que o apenado saísse da cadeia em regime semiaberto. Dirceu é advogado, poderia trabalhar como tal, mas corre risco de perder a qualquer momento o registro na Ordem dos Advogados do Brasil. É que a OAB-SP abriu processo administrativo para analisar se cassa ou não a carteirinha de Dirceu, por ser condenado em ação penal e cumprir pena.

Ou seja
Se trabalhar como advogado – além de ir contra os princípios da Ordem – Dirceu poderia voltar para a cela de imediato se a OAB eventualmente decidir cassar o registro.

Sarney
Após desistir da vida pública, surgiu no Amapá movimento ‘Fica Sarney’, com adesivos para carros e artes que circulam por e-mail com foto sorridente do veterano político.

Vergonha nacional
No dia de Portugal x Gana no estádio de Brasília, pela Copa da FIFA, um evento privado, todos os órgãos públicos federais e do DF tiveram folga ontem…

Pré-campanha..
Presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) arrumou um jeitinho de aparecer em especial para seus telespectadores potiguares no RN, onde concorrerá ao governo do Estado em Outubro. Apelou ao direito de pronunciamento pela Casa em rede nacional de rádio e televisão e falou por dois minutos na noite de Quarta.

..em rede
Curioso é que até ontem à noite nenhum político da oposição ou partido reclamou no TSE ou criticou a manha do veterano deputado. A aparição veio a tempo. O calendário eleitoral é claro: a partir de 1º de julho, será proibida a veiculação de propaganda partidária gratuita ou qualquer tipo de promoção de políticos na TV e rádio.

Camisa de Padilha
Como nova celebridade política, Alexandre Padilha (PT) não escapa agora de nada. Foi fotografado com a esposa a caminho da arena nacional em Brasília, para Brasil x Camarões na segunda, com a camisa da seleção e a escrita ‘Padilha 13’ nas costas.

Casamentos regionais
Aécio e Eduardo Campos vão se afinando nos Estados mais do que o PT esperava. Candidato do PSDB ao governo do DF, Pitiman reuniu-se com Rodrigo Rollemberg, o candidato do PSB. O tucano avalia retirar a candidatura para apoiar o socialista.

Epa, Epa
Num corredor da Câmara há bela exposição sobre o presidente Getúlio Vargas. Mas uma foto de bottom com frase é estranha: “Para Deputado Federal Getúlio Vargas 1456”. Deve ter sido um xará do presidente Vargas, candidato posteriormente, já que o número 14 do PTB só veio em 1980, no registro do PTB com Ivete Vargas.

Mais provocação
Mais capítulo do embate entre delegados e procuradores. O Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) ouviu de vários parlamentares que a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), de tanto opinar, virou a dos ‘Palpiteiros da República’. Procurada, a ANPR não se manifestou.

Os segredos do juiz
Muita gente no País já conhece o juiz Marlon Reis, do Maranhão, como o principal idealizador da Lei Ficha Limpa, mas poucos sabem que além de notório jurista, Marlon é apaixonado por uma roda de violão – instrumento que sabe tocar bem. Quando estudante, ele chegou a ganhar uns trocados por meses tocando e cantando num bar no ponto final de ônibus, perto da faculdade em São Luís. Missão mais fácil que o primeiro emprego: ajudava o pai feirante todos os dias na banca de frutas e virou especialista – virtude que mantém para os amigos – em analisar qualidade da… melancia.

Ponto Final
Brasileiro é o povo mais otimista do mundo, mostra pesquisa. Durante a Copa, e no Brasil, é fácil ser feliz!
______________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini