23 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Dilma deve explicar ajuste fiscal em rede de rádio

 

A presidente Dilma Rousseff ouviu muitas reclamações dos deputados líderes da base em reunião no Palácio – incrivelmente calada. Após analisar a versão deles sobre as mudanças do Fundo de Investimento do Ensino Superior, da estratégia de comunicação e às novas regras trabalhistas, ela aventou a possibilidade de explicar o pacote do ajuste fiscal em linguagem popular, convocando rede nacional de rádio. A presidente pediu apoio do Congresso neste momento em que o País recebe os avaliadores das agências de risco, e lembrou que o Brasil não pode ter nota rebaixada no atual cenário econômico.

Em código

Em outras palavras, os deputados indicaram que ela deve assumir o front nessa hora do aperto, e não deixar o ônus apenas para o Congresso. Mas dilma não quer TV, por ora.

Turma do boletim

Quem puxou o bonde das críticas às mudanças no FIES, que dificultou vagas nas faculdades, foi Celso Russomano (PRB-SP). A presidente pediu uma ‘nota técnica’.

#medo!

Aloizio Mercadante (Casa Civil) deu aulão sobre risco do rebaixamento da nota do País. A maioria dos deputados entendeu o recado: até as emendas podem ser prejudicas.

‘Rainha’ da Inglaterra

Com a cabeça a prêmio na base governista, Pepe Vargas, da Articulação, ficou de braços cruzados a maioria do tempo, entrou mudo e saiu calado da reunião.

E agora Cid?

Deputados de variados partidos subiram à tribuna ontem para atacar o ministro da Educação, Cid Gomes. Numa palestra em Belém, Cid citou que ‘400, 300’ deputados estão no Congresso para ‘achacar’. Desde que assumiu o cargo, o ministro diz que é da cota de Dilma, e não do PROS. No troco, o PROS não o defendeu em plenário.

Efeito ‘300 picaretas’

Nem quando o então sindicalista Lula disse que havia ‘300 picaretas’ no Congresso houve tanta repercussão. Na sessão de ontem deputados fizeram fila ao microfone para cobrar de Cid quem era ladrão. O ministro será convocado à Casa.

O Lobo..

O ator Edson Celulari passou o Carnaval com namorada e amigos de São Paulo no resort Porto Preguiças, nos Lençóis Maranhenses. Segundo relatou um dos convidados, viajaram no jatinho do ex-senador Lobão Filho e foram transportados numa Mercedes.

..e os porquinhos

A turma paulistana ainda se esbaldou na boa carne de porcos comprados e sapecados numa feira na cidade de Barreirinhas.

Crime não tem cara

Região de maior PIB per capita do Brasil, o Distrito Federal é a quarta unidade da federação em crimes de pedofilia. E liderou o ranking de denúncias em 2012 e 2013, via telefone do GDF.

Emenda piorou

O deputado Silvio Costa (PSC-PE) foi o único quem defendeu a fala infeliz do ministro Cid Gomes. Levou uma vaia ao dizer que ‘achacar’, no teor dito, é ‘desagradar’ ao governo. O presidente Eduardo Cunha torceu o nariz.

Craque, ele!

Fazendo de tudo para segurar o partido para a eleição, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), convidou a vereadora tucana Aline Mariano para comandar a secretaria de Combate ao Crack, mas sem avisar ao PSDB. O partido pretende lançar candidato.

Dom Quixote

O senador Humberto Costa (PT-PE) tem perdido a paciência com a falta de informações do Planalto. Queixou-se com o ministro da Integração, Gilberto Occhi. A Transposição do Rio São Francisco e o corte no Orçamento comprometem obras do PAC 2

Ecoou

Para o senador, a falta de comunicação – justamente a crítica de líderes na reunião com a presidente Dilma – compromete sua atuação na defesa do Governo.

Coturno na moita

A PM de Goiás treina cerca de 2 mil soldados para uma iminente desocupação de sem-terra da fazenda Santa Mônica, de propriedade do senador Eunício (PMDB-CE).

Ponto Final

Deputados brincaram com a presidente Dilma ao perceberem que ela carrega garrafinha de cor verde na qual bebe água, medida detalhadamente. É o segredo da dieta.

 

 

Com equipe DF, SP e Nordeste

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários