A diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) dobrou na pesquisa de intenção de votos para o primeiro turno da eleição presidencial de 2022 do PoderData.
Na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22), o petista aparece com 40% das intenções de voto. O atual presidente tem 30%, numa diferença de dez pontos percentuais. No levantamento realizado em novembro, a distância era de cinco pontos percentuais, uma vez que Lula tinha 34%, e Bolsonaro aparecia com 29%.
Veja: Petista também lidera Ipec
O atual presidente apresentou crescimento de 1%, portanto, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Todavia, Lula cresceu acima da margem, com seis pontos percentuais.
Terceira via ainda não emplaca
A terceira via ainda não consegue aparecer com força entre os dois principais candidatos. O nome mais forte para tentar entrar no jogo é do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que tem 7%. Ele fica tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB), ambos com 4%. No mês passado, Moro tinha 8%, Ciro aparecia com 7%, enquanto Doria somava 5%.
Em seguida, ainda aparecem André Janones (Avante), com 2%, o senador Alessandro Vieira (Cidadania), com 1%, e Simone Tebet (MDB), também com 1%. Felipe d’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) não pontuaram no levantamento.
Segundo turno
Lula aparece como favorito em todos os cenários do segundo turno. As menores diferenças são contra Bolsonaro e Moro, mas o petista ainda lidera com folga de 20 pontos percentuais: 54% a 34% contra o atual presidente e 50% a 30% frente ao ex-juiz da Lava Jato.
Se o adversário for Ciro Gomes, Lula vence por 31 pontos. Se o segundo turno fosse contra Doria, a vantagem seria de 32 pontos percentuais.
A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 494 municípios nas 27 unidades da Federação de 19 a 21 de dezembro de 2021.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Jair Bolsonaro / Luiz Inácio Lula da Silva / Destaque / Política