A primeira pesquisa Genial Quaest sobre o segundo turno da disputa para a Prefeitura de São Paulo, contratada pela Tv Globo, aponta que Ricardo Nunes (MDB) registra 45% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 33% na estimulada. No levantamento anterior, realizado antes do primeiro turno, pesquisa apontava vantagem de 18 pontos para Nunes, com placar de 51% para ele, e 33% para Boulos.
Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos, Nunes agora está doze pontos à frente do candidato do PSOL na estimulada. No resultado divulgado nesta quarta-feira (16), 19% declaram a intenção de votar em branco ou nulo, e 3% se dizem indecisos.
Já na pesquisa espontânea, a que o entrevistado cita em quem vai votar, Nunes marca 38%, contra 28% de Boulos. São 26% os que se dizem ainda indecisos e 8% os que pretendem votar em branco ou nulo.
A pesquisa foi feita entre domingo e terça-feira (13 a 15). Um detalhe importante é que ela captou as percepções dos eleitores no momento em que a capital paulista enfrentava o ponto alto de um novo apagão decorrente de um temporal que atingiu a região na sexta-feira (11). Outro aspecto é que parte dos entrevistados provavelmente conseguiu assistir ao debate realizado pela TV Bandeirantes, na noite de segunda (14), e que teve a crise da energia como tema central.
Conforme mostra o jornal O Globo nesta quarta, Nunes chega ao segundo turno com a vantagem de ter sido o candidato com a maior votação no dia 6, com 29,48% dos votos válidos. O número, entretanto, soma apenas 25 mil votos a mais do que os obtidos por Boulos. “O candidato à reeleição tem buscado afastar sua imagem do apagão, jogando a culpa para a concessionária Enel, e usa sua propaganda no rádio e na TV para se apresentar como o caminho da segurança, em contraposição ao que chama de extremismo”, que ele atribui ao adversário.
Apoios a Boulos e acenos para eleitores de Marçal o reforçam contra Nunes
Depois do primeiro turno, Boulos contabilizou o apoio dos candidatos Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB), derrotados no primeiro turno. Segundo o jornal, ele agora investe em acenos aos eleitores de Pablo Marçal (PRTB), o terceiro colocado no primeiro turno. Boulos reforçou suas mensagens para os trabalhadores autônomos e moradores da periferia que escolheram o empresário na primeira votação.
A pesquisa foi contratada pela TV Globo e entrevistou 1.200 eleitores de 16 anos ou mais, entre 13 e 15 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-05735/2024.
Leia mais sobre: Eleição Municipal / Eleições 2024 em São Paulo / Guilherme Boulos / Ricardo Nunes / Eleições 2024 / Política