22 de dezembro de 2024
Dinheiro

Dicas, descontos e promoções: saiba como vai funcionar a Semana do Consumidor 2023

Período é considerado a "Black Friday" do primeiro semestre no Brasil e acontece por conta do Dia do Consumidor, de 15 de março
Lojas e sites de todo país prometem baixar os preços durante a Semana do Consumidor 2023. (Foto: reprodução)
Lojas e sites de todo país prometem baixar os preços durante a Semana do Consumidor 2023. (Foto: reprodução)

A Semana do Consumidor 2023 começa neste domingo (12) com as promessas de sempre de descontos e promoções para quem tiver disposto e animado a fazer compras neste período. O evento, realizado por conta do Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, dura até dia 18, então serão 7 dias de aquecimento do comércio com ofertas em lojas físicas e online e de todos segmentos e tipos de produtos possíveis.

Apesar de lojas físicas também participarem, o grande destaque acaba indo para as empresas de e-commerces já bem conhecidas como Shein, Amazon, Casas Bahia, Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee e outras. Para o período, também chamado de “Black Friday” do primeiro semestre, também vale as mesmas dicas de sempre: se atentar para não cair em golpes, fazer uma ampla pesquisas de preço do produto que quer comprar, não compartilhar dados pessoais ou financeiros em sites falsos.

Para isso, se encontrar algum site com produtos muito baratos, consulte o CNPJ da loja na Receita Federal, ou mesmo procure sobre a reputação da empresa nas redes sociais ou no Reclame Aqui para ver se há informações que podem ajudar, sejam elas negativas ou positivas. Também é possível usar o site Posso Confiar, acessando-o colar a URL do site desconhecido ou suspeito. Assim, a plataforma realizará uma análise para verificar se a página é usada para aplicação de golpes relacionados a roubo de dados.

Se já sabe como identificar sites seguros e o problema é com os preços, vale utilizar das ferramentas de comparação. Dentre as opções, há o Buscapé, Zoom, Google Shopping e Compare TechTudo, que permitem comparar preços para comprar mais barato na Semana do Consumidor 2023, ou em outras datas quaiquer.

As plataformas fazem buscas em lojas online e descobrem onde o produto procurado está mais barato, além de ainda revelar o histórico de preço para o comprador verificar se o desconto realmente está sendo aplicado e, claro, se vale a pena. Os sites de comparação, principalmente o Compare TechTudo, apresentam recursos que reúnem ofertas com bons descontos em produtos que normalmente são os mais procurados: celulares, smart TVs, jogos, notebooks.


Leia mais sobre: / / Economia