12 de setembro de 2024
Cidades

Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais traz alerta para prevenção

Celebrado em 28 de julho, o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de cuidados e prevenção. Conforme a Prefeitura de Goiânia, o teste rápido, que diagnostica os tipos B e C, e as vacinas que protegem contra as hepatites A e B estão disponíveis nas unidades de saúde da capital.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza preservativos em todos os postos de saúde de Goiânia, que são os métodos mais eficazes para impedir a transmissão de hepatites virais.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 587.821 casos de hepatites virais em 19 anos. Só em 2017 houve 40 mil novas notificações. No topo da lista de registros está a Hepatite C, com 24.460 infectadas. Em seguias, B, 13.482, A, 2.086, e D, com 159 pessoas infectadas.

O Boletim Epidemiológico do governo federal informa que apenas em Goiânia foram notificados 120 casos de Hepatite C, 75, B, e três do tipo A. Além do preservativo, também é possível se proteger ao não compartilhar objetos de uso pessoa, como alicates de unha, cuidado no preparo de alimentos, lavando e cozinhando bem os produtos, higienização das mãos após usar o banheiro e antes das refeições.

Vacinas

As vacinas para Hepatite A podem ser aplicadas em crianças de 15 meses a cinco anos incompletos e pessoas de qualquer idade que apresentarem condições clínicas especiais, como pessoas portadoras do vírus HIV.

O tipo B pode ser aplicado em quatro doses na criança, sendo ao nascer, aos dois, quatro e seis meses. Nos adultos não vacinados ou com cartões incompletos, a vacina poderá ser tomada em até três doses.

Leia mais:


Leia mais sobre: / Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários