Todo cliente deseja ter a campanha publicitária perfeita veiculada nos meios de comunicação, assim como todo consumidor deseja encontrar o produto perfeito que atenda às suas necessidades. A conexão entre ambos é desempenhada, em geral, por um personagem importante: o profissional de mídia, que atua diretamente no planejamento, na execução e na definição das demais estratégias necessárias de veiculação dos anúncios. Diante da importância deste profissional, é celebrado nesta quinta-feira, 21 de junho, o Dia do Mídia.
Mesmo antes de terminar a graduação em Publicidade e Propaganda, Lizy Ribeiro estava decidida sobre seguir esta área. “Quando entrei na faculdade já queria ser mídia. Comecei a estagiar em 1998 e sempre segui neste setor. Atuo em todas as etapas do trabalho. Recebo o PIT (Pedido Interno de Trabalho) solicitando planejamento de campanha a partir do briefing apresentado”, descreve a função. O briefing é onde estão especificados os dados necessários para realizar o plano de mídia. Os principais pontos considerados para a definição das estratégias de divulgação são objetivo do cliente para aquela ação e o público alvo. “Consideramos o Impacto e a cobertura para que este público seja atingido pela ação proposta o maior número de vezes possível”, destaca.
Em geral, nas grandes agências de publicidade, o departamento de mídia envolve três frentes: os gestores (coordenadores, diretores), que atuam no planejamento; os executivos de mídia, que realizam a execução do planejamento e autorizam a veiculação das campanhas; o faturamento e check-in, cujas funções são desempenhadas por assistentes ou, às vezes, estagiário.
Para investir na campanha publicitária, é preciso que o mídia conheça também a dinâmica dos veículos de comunicação e avalie qual é o mais adequado para o orçamento do cliente e os objetivos da marca. “Em seguida, começamos o processo estratégico de pensar no público-alvo e em como iremos atingi-lo em grande impacto. A estratégia é enviada e aprovada pelo cliente, que nos sinaliza sobre a aprovação do plano. Enviamos a autorização (PI – Pedido de Inserção) para os veículos que selecionamos”, explica Ribeiro.
Arquivar dados sobre veículos (tiragem, audiência, alcance) e público-alvo pode ser uma boa estratégia de organização das informações que facilitam o planejamento. Lizy Ribeiro destaca que “existem pesquisas que nos guiam para conhecermos os hábitos deste público porque, geralmente, o cliente já define qual o público que ele deseja atingir em cada campanha. Simulamos planos para atingir o TRP ideal (soma bruta dos pontos de audiência ou audiência bruta acumulada)”. Entre as ferramentas que contribuem para a identificação mais adequada do público-alvo, a exemplo do Marplan e do Ibope.
Para o desempenho da função, a graduação em Publicidade e Propaganda costuma ser a mais requisitada devido às habilidades técnicas do profissional, mas pode abranger cursos como Comunicação Social, Marketing e até Administração. Independente da formação, o perfil profissional é importante para o alcance dos objetivos: ter curiosidade; embasar as propostas com técnicas e pesquisas de audiência; investir no relacionamento institucional da agência; entre outros.
De acordo com a empresa de recrutamento e seleção de profissionais do ramo de comunicação e tecnologia, Tampos.Co, o Analista de Mídia está entre os dez profissionais mais procurados pelas empresas nestas áreas. A faixa salarial do Mídia é variável de acordo com a experiência profissional e o porte da empresa em que atua. O salário de um profissional Júnior varia entre R$ 2.000 e R$ 3.000 e, para cargos de nível Sênior, os salários podem chegar a R$ 5.000 (os valores podem variar).
Saiba mais: conheça a remuneração de do profissional de publicidade
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