O Brasil é o país que possui o maior número de dentistas no mundo, segundo o Conselho Federal de Odontologia, e também tem uma população extremamente conectada à internet, com acesso a muita informação, mesmo assim, muitos continuam não cuidando da saúde bucal. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 55% dos brasileiros não vão ao dentista pelo menos uma vez ao ano, frequência mínima indicada pelo órgão.
Além disso, cerca de 41,5% da população com mais de 60 anos já perdeu todos os dentes. São dados que chamam atenção neste Dia do Dentista Brasileiro, celebrado em 25 de outubro. A odontóloga Andreia Coelho, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, ressalta que as pessoas não veem a odontologia como essencial para a saúde em geral.
“Outra questão que pesa é a falta de acesso aos cuidados odontológicos públicos, por questões financeiras e até mesmo por traumas anteriores”, detalha ela, lembrando que os perigos de ir ao dentista apenas quando estiver com dor. “Isso pode resultar em detecção tardia de problemas, o que o torna mais complexo e com um investimento maior. Além do que a falta de tratamentos preventivos pode resultar em piora ou agravamento de doenças sistêmicas”.
Já a doutora em dentística restauradora Paula de Carvalho Cardoso, revela ser importante falar que cada vez mais fica evidente que não se busca só saúde, mas estética, porém ambas as coisas são importantes. “Quando falamos em saúde bucal são os dentes limpos, sem manchas, gengivas rosadas, sem sangramento, e isso é possível com o retorno periódico do paciente ao profissional. Os dentistas recomendam, pelo menos, a visita uma vez ao ano para fazer limpeza, radiografia para fazer uma análise como um todo”, reforça a profissional.
“Agora falando da estética, também conseguimos transformar a vida de uma pessoa, seja quem tem dentes escurecidos, tortos, falta de elementos, então a odontologia está cada vez mais avançada atualmente para devolver a saúde e até a auto estima das pessoas. Não deixe de consultar dentistas tanto pela saúde, quanto pela estética”, conclui a especialista
Leia mais sobre: Saúde