O Dia D da Paz foi comemorado nesta quinta-feira (20) nas 376 escolas da rede municipal de Educação de Goiânia. O objetivo é estimular a cultura de paz no ambiente de estudos com a realização de palestras, ações pedagógicas e operação especial.
O prefeito de Goiânia Rogério Cruz participou da ação. Ademais, representantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) também acompanharam a programação na abertura do evento na Escola Municipal Francisco Matias, no Parque Anhanguera.
LEIA TAMBÉM: Governo federal lança cartilha online com orientações preventivas contra violência nas escolas
Por certo, diante das crescentes ameaças à segurança nas escolas, no momento, a questão é prioridade da gestão pública, conforme destaca o prefeito. “Compreendemos que a comunidade escolar e a sociedade como um todo estão preocupadas com este momento que vivemos. Essa também é a preocupação da Prefeitura de Goiânia, do Governo do Estado, dos órgãos de segurança e da Justiça. Trabalhamos em conjunto para garantir um ambiente escolar pacífico para as nossas crianças”, destacou Cruz.
Atividades
O grande objetivo das ações conjuntas nas escolas é trabalhar conceitos de cidadania. Com efeito, o respeito, valorização das diferenças, atitudes e comportamentos que possibilitem o diálogo e escutas empáticas. Assim sendo, cada unidade elaborou atividades voltadas especificamente para a sua comunidade escolar.
O secretário municipal de Educação (SME), Wellington Bessa, lembrou que as ações de mediação nas escolas são realizadas regularmente desde 2017, mas que as atividades promovidas pelo Dia D de Paz visam conscientizar a comunidade de que a responsabilidade é conjunta.
A GCM também realizou uma operação especial. Com o propósito de aumentar a proximidade com as crianças e garantir a segurança, agentes acompanharam a entrada e saída dos alunos em todas as 376 unidades da rede municipal de ensino, fardados e à paisana. A Operação Escolas Sem Violência conta com estrutura de 800 agentes, 105 viaturas, unidade de cães farejadores e equipes de inteligência que atuam na segurança do ambiente escolar.
Leia mais sobre: Cidades