18 de novembro de 2024
Cidades

Dia D da campanha de vacinação contra gripe acontece neste sábado (13)

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Neste sábado, dia 13 de maio, está sendo realizado em todo o País, o “Dia D” de vacinação contra a influenza. Além dos 37 postos atuais em que a vacina foi disponibilizada, mais 30 postos foram abertos para ampliar a imunização dos goianienses. Até o início da semana, o percentual da população imunizada em Goiânia era de 30,49%. Apesar de ainda ser baixo, o número é maior que a média nacional de 27,5%.

Grupos prioritários

A campanha de vacinação contra a Influenza foi iniciada no dia 17 de abril e vai até o dia 26 de maio. Grupos prioritários foram definidos para que possam receber a dose contra a gripe. Fazem parte dos grupos prioritários: trabalhadores da saúde, idosos (60 anos e mais), gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, câncer, asma/bronquites, e outras), professores (rede pública e privada), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e população indígena.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, na capital a estimativa total da população de risco para casos de influenza é de 368.747 pessoas. A meta é de que, no mínimo, 90% deste público seja imunizado, o que corresponde a 315.865 goianienses. A maior porcentagem é representada por idosos com 60 anos ou mais (127.724), seguida por crianças de seis meses até quatro anos (85.558) e por indivíduos com alguma doença que justifique a vacinação (60.786). No Dia D de vacinação, as doses serão aplicadas, nos postos de Saúde, das 8 às 17 horas.

“É uma vacina muito importante, pois evita que as pessoas tenham as fases graves da doença, diminui a hospitalização e as mortes, inclusive. Essa semana estamos vacinando as pessoas portadoras de doenças crônicas, no sábado vamos ter o dia D, onde vamos estar em toda a cidade, vacinando todas as pessoas do grupo. Vamos cumprir a meta, nós não vamos devolver nenhuma dose para o Ministério da Saúde”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo.

Uma preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é em relação a crianças. Ao Diário de Goiás, Robson Azevedo explicou que poucos pais levaram os filhos para tomar a dose da vacina. Ele faz apelo para que neste Dia D de Vacinação as pessoas possam comparecer as unidades de saúde da capital.

“Temos que vacinar a população, proteger principalmente os idosos e as crianças. Eu peço aos pais que não deixem de levar seus filhos para vacinar até o final da campanha. É muito importante que as crianças sejam vacinadas. Apenas 6% das crianças foram vacinadas dentro da nossa meta. As pessoas precisam estar protegidas”, destacou o superintendente.


Leia mais sobre: Cidades