A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) recebeu novas câmeras para o sistema de monitoramento e esteiras de raio X, que foram instaladas na Casa de Prisão Provisória (CPP), na Penitenciário Odenir Guimarães (POG) e também no Presídio Estadual de Formosa. O sistema foi oficialmente inaugurado durante solenidade na manhã desta terça-feira (12), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
Além dos novos equipamentos, foram entregues 12 novos veículos, entre eles um micro-ônibus, que será utilizado pelo Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), e sete caminhonetes, sendo quatro delas adaptadas para o transporte de presos. A DGAP adquiriu, ainda, cerca de 15 mil itens de materiais químicos, como granadas luz e som, grana gás pimenta e granada de efeito moral, diversos armamentos pesados, além de novos lotes de algemas, lanternas e tonfas.
“Trabalhamos para melhorar os níveis de segurança do sistema prisional do estado, a implementação de equipamentos dá melhores condições de atuação para os servidores e facilita a segurança”, disse o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa. “Há um esforço do governo de Goiás para que esta área do sistema prisional possa receber as condições necessárias para o pleno estabelecimento do controle prisional”, acrescentou ele, sobre o investimento de cerca de R$ 6 milhões. A aplicação é fruto de recursos estaduais, bem como convênios com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Segundo o coronel Edson Costa, o investimento em monitoramento é indispensável para garantir a segurança nas unidades prisionais, e evita a entrada de produtos proibidos nos presídios. “O monitoramento é fundamental para que possamos implementar uma segurança com mais controle, principalmente com a entrada de materiais ilícitos”, declarou.
Durante a solenidade também foram inauguradas as novas instalações da Gerência de Cartório, Controle, Classificação, Implantação e Movimentação de Vagas, que recebeu 12 novos computadores doados pelo Conselho da Comunidade de Goiânia, correspondente ao valor de R$ 18,8 mil.
Leia mais sobre: Cidades