05 de dezembro de 2025
Luto no Rock • atualizado em 22/07/2025 às 17:35

Dezessete dias após show de despedida, morre Ozzy Osbourne, aos 76 anos

A informação foi confirmada pela família do artista. A causa da morte não foi divulgada
A lenda do heavy metal, conhecido como príncipe das trevas, sofria de Parkinson desde 2019. Foto: reprodução
A lenda do heavy metal, conhecido como príncipe das trevas, sofria de Parkinson desde 2019. Foto: reprodução

Morreu, nesta terça-feira (22), aos 76 anos, o vocalista do Black Sabbath, Ozzy Osbourne. A morte foi anunciada pela família Osbourne em comunicado, informando que o artista partiu ao lado da família e “cercado de amor”. O falecimento acontece 17 dias após o show de despedida do cantor na cidade inglesa de Birmingham, local onde ele nasceu.

No comunicado oficial enviado à imprensa a família escreveu: “É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade de nossa família neste momento”.

A causa da morte não foi divulgada, no entanto, a saúde do artista de 76 anos já estava debilitada. Em 2019, Ozzy foi diagnosticado com Parkinson e, desde então, passou por diversas cirurgias, chegando a declarar que não conseguia mais andar.

A última aparição pública da estrela do rock foi justamente no seu show de despedida. No dia 5 de julho, Ozzy reuniu lendas do rock e do metal como Metallica e Guns N’ Roses para o Back to the Beginning, um show de despedida beneficiente. O evento aconteceu em sua cidade natal, em Birmingham, e foi acompanhado via streaming por 5,8 milhões de fãs de todo o mundo, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Legado

John Michael “Ozzy” Osbourne, conhecido como o “Príncipe das Trevas” no meio musical, ganhou popularidade e reconhecimento pelo vocal potente e pelas performances autênticas no palco. Junto a Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward formou a Polka Tulk Blues Band e Earth, no final dos anos 1960, banda que mais tarde foi batizada de Black Sabbath, inspirado no filme de terror de mesmo nome.

O sucesso já veio com primeiro álbum da banda, lançado em 1970. Depois disso, deslanchou com os discos seguintes com as faixas icônicas como “The Wizard”, “Iron Man” e “War Pigs”. Ozzy deixou a banda em 1979 motivado pelo vício em drogas e álcool, construindo carreira solo desde então, que resultou em grandes sucessos como “Crazy Train” e “No More Tears”.


Leia mais sobre: / / Mundo