23 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:47

Dez medidas de incentivo ao turismo para retorno de R$ 1 bi

O governador Marconi Perillo (PSDB) apresentou nesta segunda-feira (6) dez medidas de fortalecimento do turismo em Goiás e promoção de eventos que poderão ser grandes aliados para superar a crise. Ao todo, serão investidos R$ 30 milhões no turismo nos anos de 2017 e 2018.

“Depois de muito tempo nós resolvemos sentar com as entidades que representam o trade do turismo no Estado, juntamente com Leandro [Garcia], presidente da Goiás Turismo, e definimos um planejamento […] a partir das demandas reivindicadas pelos segmentos”, disse o governador.

Serão investidos R$ 4,100 milhões em ações que objetivam fortalecer as cadeias de turismo no Estado e implementar a geração de empregos e renda. A meta é atrair mais de um milhão novos visitantes e injetar aproximadamente R$ 1 bilhão da economia goiana.

“Destinos como Caldas Novas, Rio Quente, Pirenópolis, Cidade de Goiás, Chapada dos Veadeiros, Goiânia, Trindade, dentre outros destinos serão alvos de investimentos para melhoria dos resultados econômicos do setor em 2017. Atualmente o turismo representa 3,7% do PIB do nosso Estado, e o turismo tem crescido fortemente. Esse desenvolvimento implica em crescimento de maior competitividade econômica: mais pessoas empregadas, bem como aumento de renda e da arrecadação tributária. Trata-se de uma área, cuja resposta do mercado é muito rápida, gera grande volume de empregos”, reforçou Marconi.

Para o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, todas as dez ações vão impactar de forma positiva na economia do Estado, uma vez que será investido em mídia, infraestrutura, qualificação de mão-de-obra, entre outros. Para Leandro, a parceria com o trade turístico será fundamental.

“Essas entidades conhecem a fundo todas as necessidades do setor. Sentamos com elas e traçamos várias metas para que possamos alcançar nosso objetivo, que é aumentar a visitação do nosso Estado. Tenho certeza que vão sair várias ações importantes e que vamos colher os frutos rapidamente. O turismo retorna rápido na questão de geração de emprego e distribuição de renda”, afirmou.

O presidente ainda destacou que o “turismo doméstico” também será prioridade. “Hoje é o que tem a maior fatia dos visitantes do nosso estado. Temos mais de 50% do goiano viajando dentro de Goiás. Temos, sim, temos esse público muito perto, como público-alvo, podendo fazer com que o goiano conheça mais o nosso Estado. Vamos fazer uma promoção do turismo interno e nacional.  

As medidas contarão com a parceria das entidades Goiânia Conventions & Visitors Bureau (GCVB), da Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos (Abeoc), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), além do Ministério do Turismo, Universidade Estadual de Goiás, Sebrae, Senac e prefeituras goianas.

Conheça das dez medidas:

1 – Convênio com trade turístico de Goiás terá investimento de R$ 4,100 milhões, que envolve cinco entidades que serão responsáveis pela realização do serviço que objetiva a promoção de Goiás e Goiânia como destinos turísticos por meio da captação e promoção de eventos dentre outras ações. A projeção do impacto das ações é de um aumento de 40% na captação de eventos no Estado. Entre 2010 e 2014 houve um aumento de 40% na arrecadação estadual por conta das atividades ligadas ao turismo. As ações do convênio visam ampliar e fortalecer a competitividade dos destinos turísticos de Goiás.

2 – Plano de marketing: serão destinados R$ 11,5 milhões para a campanha Goiás é Lindo Demais, com veiculação do conteúdo pela internet, TV, rádios e outras mídias.

3 – Parques de Goiás: investimento de R$ 1 milhão em projetos e melhorias das unidades de conservação, incentivando a usabilidade dos equipamentos turísticos naturais do nosso estado.

4 – Infraestrutura: investimento inicial de R$ 3,200 milhões, em plataformas flutuantes com objetivo de melhorar o acesso ao Rio Araguaia por meio das cidades de Aruanã e São Miguel do Araguaia. O recurso também será utilizado para ampliação da Casa do Turismo em Goiânia.

5 – Circuitos Turísticos: investimento de R$ 9,700 milhões para fortalecer o circuito turístico, como o Festival Gastronômico, Cavalhadas, Circuito Cultural, Celebrar, Criativo, Vivências ao ar livre, Sertanejo Goiás, Circuito Empresarial, Circuito do Conhecimento e da fé e dos romeiros.

6 – Missões internacionais: participação em feiras, promoções dos destinos prioritários e captação de investimentos para o setor.

7 – Cooperações técnicas: com foco no aumento da competitividade dos destinos e produtos turísticos de Goiás, serão desenvolvidos projetos compartilhados entre a Agetop, Secima, UEG, Segplan, Sefaz, Sed e Seduce.

8 – Pesquisas e Monitoramento: com o objetivo de consolidar melhores resultados do turismo em Goiás, intensificaremos a monitoria dos dados turísticos do Estado para melhor nortearmos planejamentos estratégicos das ações desse setor.

9 – Centro de Tecnologia do Turismo: objetivo da implantação desse Centro é o desenvolvimento de aplicativos, sites e recursos audiovisuais a serem disponibilizados aos municípios com intuito de aumentar a competitividade dos destinos turísticos goianos.

10 – Sistema Estadual de Turismo (SET): objetivo é promover o fortalecimento das instâncias de governanças regionais e colegiados locais através da sistematização das políticas públicas ligadas à área de turismo.

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