O Detran Goiás pretende retomar o reemplacamento de veículos usados em pelo menos 30 dias. O órgão alega que em virtude do baixo número de postos de lacração, disponibilizados pelas empresas credenciadas, e preocupado com a qualidade do serviço a ser oferecido aos usuários, foi suspenso de forma temporária o chamamento que atrelava o licenciamento do veículo à troca das placas.
O presidente do Detran, João Furtado Neto, espera que assim que forem providenciados novos postos de lacração, um novo calendário de chamamento será divulgado. “Será publicado um edital para ampliação da base de lacração de placas no Estado. Assim que concluída a instalação, devemos retomar o processo”, destaca.
João Furtado também afirma que a adoção ao novo modelo de placas continua obrigatória para todos os veículos, inclusive para os fabricados e vendidos recentemente. “O processo continua acontecendo. Estamos substituindo as placas nos casos de veículos novos, de mudança de características do veículo, de transferências e, voluntariamente, para os que não conseguiram em outras unidades”.
Além de uma película refletiva, a nova placa conta com sistemas de controle e segurança que visam inibir práticas criminosas como a clonagem e dublês. O lacre de chumbo foi substituído por um rastreável, com numeração alfanumérica. A placa conta ainda com número de série, data de fabricação e código de barras, o que pode oferecer mais agilidade durante fiscalização e obtenção de informações do veículo e do proprietário.
De acordo com a assessoria de comunicação do Detran, a retomada provavelmente será em setembro, mas ainda não foi definido um cronograma.
Leia mais sobre: Cidades