O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com o Hemocentro, realiza nesta terça-feira (29), uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue, em Goiânia. A campanha contará com um ônibus que estará na sede do Detran, na Cidade Jardim, fazendo coleta. Os 100 primeiros doadores, servidores e usuários, ganharão uma camiseta.
O Hemocentro tem capacidade para armazenar 1.500 bolsas de sangue. O ideal, conforme o diretor administrativo Arione de Paula, é manter 600 bolsas no estoque. “Atualmente, a unidade conta apenas com 100, para atender a toda a rede pública no Estado. Por isso, parcerias como essa do Detran são importantes”, afirma. A meta é preparar o estoque para o final de ano, quando a demanda aumenta.
De acordo com o presidente do Detran de Goiás, Manoel Xavier Ferreira Filho, o objetivo da campanha é estimular, especialmente entre os condutores, a reflexão sobre a solidariedade no trânsito e na vida. Ele lembra ainda que grande parte da demanda do banco de sangue é referente às vítimas de acidentes. “Além de promover ações de educação para o trânsito, fiscalização, temos nos empenhado também em auxiliar no tratamento e socorro às vítimas”, afirma.
A coleta
No Detran-GO, a coleta será realizada em ônibus devidamente equipado entre 8h e 17 horas. O doador deve ter entre 18 e 69 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecederam a doação e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Além disso, tem que pesar mais de 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem ter fumado há, pelo menos, duas horas.
Leia Mais:
- Hemocentro oferece ingressos de cinema a quem doar sangue
- HGG, Hemogo e motoclubes promovem coleta de sangue ao som do rock
Leia mais sobre: Cidades