Para quem chega à sede do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) na Cidade Jardim em Goiânia geralmente encontra um ambiente repleto de pessoas procurando diferentes tipos de serviços. Nas vistorias, por exemplo, são comuns reclamações relacionadas à demora no atendimento.
De acordo com o presidente do Departamento, João Furtado Neto, visando alterar esta situação, o DETRAN prevê uma série de ações a serem feitas neste ano para descentralizar os serviços, para que diminua a concentração de procura na sede do órgão.
“Essa é a principal intenção nossa. Primeiro desconcentrar serviços, não só através da plataforma digital que permite serviços remotos sejam prestados pela internet. Por exemplo, o DETRAN vai construir novas pistas de testes. o usuário tenha mais facilidade ao acesso do serviço público”, ressalta.
Pistas de provas
Em entrevista ao Diário de Goiás, o presidente do DETRAN explicou que estão sendo construídas pistas de provas para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em outros lugares.
De acordo com João Furtado, por conta das provas ocorrerem na sede do órgão na Cidade Jardim, há uma concentração de veículos e isto prejudica até mesmo outras atividades.
“Quem vai ao DETRAN sabe que é muito difícil chegar, estacionar e sair de lá. Estamos triplicando o tamanho do estacionamento agora. Mas isso não resolve a questão, precisamos que o usuário tenha mais facilidade ao acesso do serviço público”, destaca.
Segundo o presidente do DETRAN está sendo construída uma pista de prova no autódromo. Também está sendo projetada a construção de outra pista em Aparecida e na região noroeste de Goiânia.
“Vou tirar de lá de dentro também o atendimento a empresários dos Centros de Formação de Condutores, das Clínicas. Vamos criar um vapt vupt empresarial, um local onde os credenciados do DETRAN vão poder ser atendidos de uma maneira melhor” descreve o presidente do órgão.
Vistorias
Segundo João Furtado Neto, nos próximos 30 dias deverá ser consolidado o processo de terceirização da vistoria.
O presidente admite que a vistoria realizada no DETRAN é um grande problema que ainda há.
“O processo licitatório já foi concluído, nós estamos na fase de publicação do resultado e logo queremos entrar na fase de contratação. Significa dizer que teremos vistorias realizadas em todo o estado”, afirma.
Entrega de documentos em casa
O DETRAN também tem a intenção de promover a entrega de documentos na residência do usuário. A ideia é que o cidadão receba em casa a Carteira Nacional de Habilitação e o documento do veículo. (CLRV).
De acordo com João Furtado Neto, além de dar mais conforto ao cidadão, a medida visa conceder mais segurança.
“Vamos imprimir os documentos numa central, numa sala cofre em Goiânia e vou usar a segurança dos correios para fazer a entrega. Com isso estou eliminando a possibilidade de fraudes, de desvio de documentos, de roubos de documentos em CIRETRANS, falsificação de documentos e principalmente porque estaremos prestando um serviço mais ágil para o usuário”, explica.
Leia mais sobre: Cidades