10 de agosto de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:08

Detran-GO amplia e padroniza pistas para prova de direção

Presidente do Detran-GO, Manoel Xavier. (Foto: Detran-GO)
Presidente do Detran-GO, Manoel Xavier. (Foto: Detran-GO)

Com o objetivo de descentralizar a realização das provas práticas, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está ampliando e padronizando as pistas. De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, a padronização fará com que os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deixem de fazer o processo em sua cidade com o argumento de a prova ser mais fácil de concluir em municípios vizinhos.

“A pista vem no sentido de padronizar, de certificar todas as pistas do mesmo modelo, evitando fuga, pista mais fácil que outra, que permita o candidato escolher uma pista que favoreça para passar no processo da CNH. Nós vamos fazer modificações, inclusive, no pátio do Detran”, explicou.

Para a ampliação, estão previstas novas pistas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, com a utilização de parte interna e externa, e na Região Noroeste. “Estamos planejando a implantação de duas novas pistas em Goiânia. Uma no Autódromo, em conjunto com a Agetop [Agência Goiana de Transportes e Obras]. […] para que a gente possa fazer um Centro de Formação de Condutores e ainda uma pista para as provas”, afirmou Manoel Xavier.

Questionado sobre a possibilidade de essas medidas dificultarem a aprovação dos candidatos à CNH, o presidente descartou. “Estamos criando pistas em que o condutor tem um trânsito em todas as situações. O processo de baliza, com simulações de carros, veículos parados no momento para que ele possa fazer a baliza, uma rampa mais forte que possa exigir a habilidade de parar o carro na rampa, uma pista maior que possa utilizar a segunda, terceira, quarta marcha especificamente”.

Monitoramento

Além disso, o Detran prevê a implantação de câmeras de monitoramento para fazer a filmagem das provas, para certificar de que não haverá questionamentos por parte dos candidatos, como já ocorreu anteriormente.

“Estamos licitando também todo o processo de filmagem dessas etapas para evitar que o condutor seja penalizado eventualmente por uma coisa que ele não fez. Então, todo o trajeto que ele percorrer será sinalizado, com GPS, sabendo o tempo que percorreu, as falhas que eventualmente cometeu, se não parou na faixa de pedestre, se não deu o sinal na hora adequada”, informou.

A possibilidade de instalação de câmeras nos veículos também é pensada para ser utilizada durante as aulas práticas. Essa medida, que deverá entrar em vigor em 31 de dezembro desde ano, de acordo com Resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), garantirá ao candidato mais tranquilidade e evitará fraudes por parte de Centros de Formação de Condutores (CFC).

“Essas aulas práticas de direção também serão filmadas de agora em diante. Há uma resolução do Denatran que exige que as aulas práticas de direção sejam filmadas. O Detran terá uma Central de Monitoramento para atuar nesse sentido. Tem muita autoescola com gente honesta, mas tem autoescolas que não dão as 25 horas necessárias para o processo de qualificação, as horas práticas, parte do princípio, muitas vezes, que o condutor já tem experiência em dirigir e sugere dez horas de aula em troca das 25, basicamente”, ressaltou. 

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários