A Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) recebeu, neste ano, 170 reclamações de cidadãos vítimas de crimes virtuais relacionados ao pagamento de Licenciamento e IPVA. O número pode crescer nos próximos dias, já que o prazo para quitação do imposto e das taxas de cerca de três milhões de veículos foi prorrogado para o dia 31 de outubro. O órgão reforça o alerta para que os motoristas redobrem a atenção e evitem cair em golpes.
De acordo com o Detran-GO, os criminosos têm se aproveitado da pressa e da desatenção dos contribuintes para aplicar fraudes por meio de e-mails, mensagens de WhatsApp e sites falsos. Há relatos de vítimas que chegaram a transferir mais de R$ 5 mil para contas de terceiros. O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, faz um alerta: “O dinheiro que vai para o bandido não volta mais”. Ele reforça que os boletos de pagamento devem ser emitidos exclusivamente pelo aplicativo Detran GO ON ou pelo site oficial goias.gov.br/detran.
As formas oficiais de pagamento incluem boleto bancário, Documento Único de Arrecadação (DUA) e PIX, este último deve ser conferido com atenção, verificando o CNPJ 02.872.448/0001-20 antes da confirmação. Em casos de parcelamento, o Detran-GO informa que isso só é possível mediante negociação com empresas credenciadas.
Os motoristas que caírem em golpes devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e também podem denunciar o caso à Ouvidoria do Detran-GO, por meio do Portal Expresso. Paralelamente, a Diretoria de Tecnologia da Informação da autarquia realiza o monitoramento e a derrubada de sites e perfis falsos que simulam os canais oficiais.
A recomendação final do Detran-GO é que os usuários sempre digitem o endereço do site em vez de clicar em links patrocinados ou anúncios. “Orientamos os usuários a jamais clicarem em links de páginas patrocinadas”, reforça o Delegado Waldir. O órgão também mantém a divulgação de alertas para orientar os motoristas e reduzir o número de vítimas de golpes virtuais durante o período de vencimento do IPVA e Licenciamento.
Leia mais sobre: Delegado Waldir / Detran Goiás / Goiás / ipva / Cidades / Notícias do Estado

