O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) liberou nesta segunda-feira (21) o sistema de agendamento de provas de direção para os candidatos da categoria B que estavam impedidos de dar andamento no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devido à falta de simuladores. A ação do Detran-GO segue orientação do Ministério Público de Goiás (MPGO).
De acordo com o diretor de Gestão, Planejamento e Finanças do Detran-GO, Francisco de Assis Peixoto, o estado de Goiás ainda não tem nenhum simulador habilitado para uso. Com isso, os candidatos terão que ter, no mínimo, 25 aulas práticas de direção, que substituirão as cinco aulas realizadas nos equipamentos. Segundo ele, cerca de 900 processos estariam parados pela falta de simuladores.
Francisco de Assis ressalta que apenas os candidatos que iniciaram o processo para a retirada da CNH, categoria B, ou adição da categoria, em 2016, foram atingidos. Os processos abertos em 2015 não têm que se adequar à norma.
O prazo para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) adquiram os simuladores foi mantido pelo Detran-GO, até o dia 18 de abril. A obrigatoriedade dos equipamentos está na Resolução 543/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Em nota, o Detran-GO, informou que fiscalizará a implantação dos simuladores. “Para evitar que mais uma vez o prazo de implantação de simulador seja adiando, o Detran-GO irá acompanhar a fiscalizar o cumprimento do cronograma de implantação dos simuladores. Desta forma, espera contar com a colaboração dos empresários do setor para continuar a legislação em vigor e oferecendo a melhor formação possível aos condutores goianos”.
Leia mais sobre: Cidades