02 de dezembro de 2024
Desmonte de veículos

Detran capacita peritos para coibir vendas de peças roubadas em Goiás

O foco principal da operaçaõ, que será desenvolvida pelo órgão, está voltada aos empreendimentos da Vila Canãa, em Goiânia
Em entrevista à imprensa, o presidente do órgão, Delegado Waldir, afirmou tratar-se de novos peritos em peças, que irão atuar na inibição da atuação de furto de veículos para a revenda de peças. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás
Em entrevista à imprensa, o presidente do órgão, Delegado Waldir, afirmou tratar-se de novos peritos em peças, que irão atuar na inibição da atuação de furto de veículos para a revenda de peças. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou, nesta segunda-feira (2), a conclusão do primeiro Curso de Fiscalização de Atividade de Desmonte, com a formação de 55 servidores. Em entrevista à imprensa, o presidente do órgão, Delegado Waldir Soares, afirmou tratar-se de novos peritos em peças, que irão atuar na inibição da atuação de furto de veículos para a revenda de peças.

“Lidar com peças não é algo muito simples. Eles vão entrar em cada estabelecimento, tirar os itens de segurança que são proibidos, verificar a rastreabilidade de cada peça e aqueles que não tiver, com certeza, retenção, apreensão, sucata ou então a guarda em um depósito, que estamos aguardando licitação”, pontuou Waldir.

Foram treinados, de acordo com o presidente do Detran: policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, policiais militares, agentes do Detran, equipe do Corpo de Bombeiros. O curso contou, ainda, com a adesão de representantes do Distrito Federal. “Os agentes do DF irão nos ajudar nas ações que iremos realizar no Entorno de Brasília”, explicou o delegado.

O foco inicial, porém, está voltado aos empreendimentos situados na Vila Canãa, em Goiânia. Segundo Waldir, o local “é o desafio de muitos anos” de várias gestões da segurança pública e do próprio Detran. O presidente do órgão frisou que, além de autuar os estabelecimentos, a equipe irá fechar as portas das empresas ilegais, de forma definitiva.

“Os empresários de bem, agradecem. Porque nós temos que entender que vários empresários estão legalizados, têm toda a documentação, e alguns deles insistem na clandestinidade de vender peças roubadas”, enfatizou o presidente do Detran.


Leia mais sobre: Geral