Um deslizamento de terra na estrada que liga as cidades de Quibdó e Medellín, nos departamentos de Antioquía e Chocó, na Colômbia, matou 18 pessoas e feriu 35. As informações foram confirmadas pela administração da província de Chocó pelas redes sociais da vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez.
As capitais Chocó e Antioquia ficaram isoladas com o deslizamento de terra.
“Fomos notificados de uma emergência na rodovia Quibdó-Medellín, no quilômetro 17 do município de Carmen del Atrato, Chocó, em decorrência de um deslizamento de terra que deixou dezenas de pessoas e veículos presos na área”, informou Francia Márquez.
O governador de Antioquia, Andrés Julián Rendón, confirmou à CNN que os deslizamentos foram registrados no departamento de Chocó. Além disso, afirmou que foi enviada ajuda com materiais e equipamentos para resgatar os atingidos.
Imagens dramáticas do deslizamento de terra
Imagens veiculadas pelas redes sociais e no programa Fala Brasil deste sábado (13), pela Tv Record, mostraram quando a terra deslizou sobre uma fila de veículos na estrada. Não há sinais de quantas pessoas tenham saído dos veículos antes deles serem encobertos. Do lado oposto, da estrada, alguém filma o momento dramático.
Nas imagens é possível observar a força da terra descendo. O volume carrega a cobertura vegetal, com árvores e até um poste eletrificado que brilha no rompimento dos fios.
Também pelas redes sociais a governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, confirmou uma grave emergência devido a um deslizamento de terra na estrada que vai de Quibdó a Medellín.
Deslizamento é grave emergência
Ela acrescentou que instalou o Posto de Comando Unificado. “Estamos no Conselho Extraordinário de Gestão de Riscos enfrentando a grave emergência com todas as autoridades, agências de socorro e todo o sistema de gestão de riscos departamental”.
O prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, disse na rede X que o Departamento Administrativo de Gestão do Risco de Desastres colocou à disposição unidades dos bombeiros de Medelín para apoiar o gerenciamento da emergência no Chocó. “Nossa solidariedade e compromisso”.
Ainda na rede X, a Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres da Colômbia confirmou que ativou um posto de comando unificado. Ele vai responder à emergência de deslizamento de terra na rodovia Quibdó-Medellín.
Na mesma linha, o Ministério dos Transportes informou que o pessoal do Instituto Nacional de Estradas de Rodagem (Invías) está na área verificando a situação. Invías indicou em comunicado que as capitais Chocó e Antioquia estão isoladas.
Leia também sobre a Colômbia
Colômbia passa por eleição com três na disputa