21 de dezembro de 2024
Cidades

Desenvolvimento de energia solar é debatido em seminário

O desenvolvimento de energias renováveis foi debatido durante o Seminário Agronegócios e Energias Renováveis realizado em Goiânia. Um dos focos de Goiás é a produção de energia solar. Um programa estadual para geração de energia oriunda da luz do sol está sendo desenvolvido.

“Nós precisamos desenvolver para que a energia solar seja uma das bases de nossa matriz energéticas. Queremos fazer um grande programa para fazer de Goiás ser um dos maiores geradores do país. Goiás tem sol a vontade”, argumenta o secretário de Meio Ambiente, Vilmar Rocha (PSD).

O secretário afirma que algumas ações estão sendo projetadas como isenção de ICMS para pequenos produtores de energia solar, simplificações das licenças ambientais e estruturação de leilão estadual de energia oriunda da luz do sol.

“Está tudo ok para a isenção do ICMS para o mini e micro produtor. Vou assinar nesta próxima semana uma portaria simplificando a licença ambiental para a produção de energia solar, porque é o impacto ambiental é pequeno. Vamos fazer um leilão estadual para energia solar. Vamos adotar medidas de caráter tributário para atrair empresas para produzir maquinários e equipamentos. Hoje já existe o financiamento para pessoa jurídica, vamos fazer isso para a pessoa física”, explica o secretário.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), afirmou que o estado é uma das lideranças em produção de energia limpa no país.

“Pontuou ainda que Goiás é um dos líderes em energias renováveis do Brasil, com produção de 10 mil megawatts de força hidroelétrica. No ranking nacional, o Estado é também o segundo produtor de etanol do país e o segundo de biomassa. Agora, vamos começar a produzir energia solar. Enfim, somos um Estado que está fazendo seu dever de casa.”, afirmou.


Leia mais sobre: Cidades