13 de agosto de 2024
Segurança pública

Desde a criação do Batalhão Maria da Penha, Goiás não teve vítimas de feminicídio, diz Ministra

Segundo a ministra os kits que os conselhos tutelares estão recebendo, é a forma de como o governo federal está priorizando para fortalecer os conselheiros
(Foto: Altair Tavares / DG)
(Foto: Altair Tavares / DG)

O governo de Goiás realizou, na manhã deste sábado (18), a entrega de 6 novas viaturas militares para o Batalhão Maria da Penha e 24 kits para os conselhos tutelares. Presente no evento, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, ressaltou que com estas novas viaturas, será possível agora alcançar também a zona rural, onde o crime também tem aumentado. Ainda de acordo com a ministra, desde a crianção do Batalhão, em 2020, Goiás não perdeu nenhuma mulher para o feminicídio. ”Isso significa que essa política funciona e é por isso que a gente precisa investir”, destaca.

Segundo a ministra, os kits que os conselhos tutelares estão recebendo, é a forma com que o governo federal está priorizando para fortalecer os conselheiros. ”São os conselheiros tutelares que estão lá na ponta, que recebem, que acolhem essa criança em situação de violência. Então, a estrutura para que este conselheiro tutelar trabalhe de forma digna e eficiente, precisa ser concedida”, completa Cristiane Britto.

Cristiane explica que hoje, o país trabalha com o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, em parceria com o Ministério da Justiça, e foi lançado recentemente um Plano Nacional para Combate a Violência Contra a Criança e ao Adolescente. De acordo com a ministra esse plano deve ser também implementado aos estados com o objetivo de obter dados.

”Não há como construir uma política pública sem dados. E infelizmente essa parece ser uma questão cultural em nosso país, uma realidade de vários estados. Então, estes dois planos vem para criar observatórios e para trabalharmos de forma coordenada com os estados e municípios’, finaliza a ministra Cristiane Britto.

Goiás é o único Estado brasileiro que possui m Batalhão especializado no atendimento a mulheres. Para o governador Ronaldo Caiado, isso mostra a maneira como o combate é feito em Goiás. ”Eu fico imensamente satisfeito em saber que nós já agimos e já estamos a frente de outros estados da federação”, destaca.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / Cidades

Comentários