02 de setembro de 2024
Brasil

Desarticulada quadrilha que desviou R$ 320 mi do seguro desemprego

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (18), uma Operação da Polícia Federal em conjunto com o Ministério do Trabalho. A ‘Operação Stelio’ visa desarticular uma quadrilha especializada em fraudes contra o seguro desemprego e o FGTS. A investigação aponta cerca de R$ 320 milhões de prejuízo aos cofres públicos entre janeiro de 2014 e junho de 2015.

Segundo informações da Polícia Federal, requerimentos fraudulentos eram inseridos em SINES por agentes credenciados, e em escritórios montados pela quadrilha, mediante a utilização das senhas desses funcionários.

Cerca de 250 policiais federais cumprem 136 mandados judiciais nos estados de Tocantins, Goiás, Pará, Maranhão, Roraima, Paraná e Santa Catarina, sendo 56 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de condução coercitiva, nove prisões preventivas e 61 prisões temporárias.

Foi determinada a prisão de três ex-funcionários da Caixa Econômica Federal e ex-agentes de SINES que facilitavam os saques dos benefícios fraudulentos por outros integrantes da organização criminosa.

Além disso, a Justiça determinou a indisponibilidade financeira de 96 pessoas integrantes da quadrilha, visando ressarcir os cofres públicos pelos prejuízos gerados. Os fatos em apuração configuram, em tese, os crimes de estelionato, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, cujas penas somadas ultrapassam 50 anos.


Leia mais sobre: Brasil

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários