O Plenário da Câmara dos Deputados votará o pedido de autorização para processar o presidente Michel Temer (PMDB) e os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral, nesta quarta-feira (25). O pedido foi feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os deputados federais da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) começarão o debate contrário à autorização a partir das 9h. O relatório do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB), que prevê a inadmissibilidade da denúncia, foi aprovado na Comissão por 39 votos contra 26.
A denúncia, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusa Michel Temer e os dois ministros de formação de quadrilha e obstrução e Justiça. A intenção dos acusados, segundo a denúncia, era arrecadar propinas no valor de aproximadamente R$ 587 milhões. No entanto, o Palácio do Planalto nega todas as acusações.
A denúncia envolve pessoas que não têm foro privilegiado. São eles os ex-deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves e Rodrigo da Rocha Loura, além do empresário Joesley Batista e o executivo Ricardo Saud.
A autorização da denúncia será concedida se receber o voto de dois terços do total de deputados ou de pelo menos 342 parlamentares que se manifestarem contra ao relatório de Bonifácio de Andrada.
{nomultithumb}
Com informações da Agência Câmara
Leia mais:
- Meirelles buscará Maia para destravar pauta econômica após denúncia
- CCJ aprova relatório pela inadmissibilidade de denúncia contra Temer
- Após embates, Temer chama Maia ao Planalto às vésperas de votação da denúncia
Leia mais sobre: Brasil