15 de novembro de 2024
Política

Deputados vão a Marconi pedir mudanças no repasse de emendas parlamentares

Está programado para as 20 horas desta quarta-feira (4) no Palácio das Esmeraldas em Goiânia, uma reunião entre o governador de Goiás, Marconi Perillo e a bancada do PSDB na Assembleia Legislativa. De acordo com o líder do governo na Casa de Leis, José Vitti, entre os assuntos a serem tratados está um pedido ao chefe do Executivo para que altere a forma de liberação das emendas parlamentares.

De acordo com o José Vitti, para 2016 os deputados que apresentaram emendas em até R$ 1,5 milhão serão atendidos. A proposta é que em vez de o recurso ser liberado de uma só vez pela Secretaria da Fazenda, haja uma previsão para os parlamentares em cada área do governo, de acordo com as demandas apresentadas e dentro do limite estipulado pelo governador.

“Uma maneira mais simples de que as emendas possam ser pagas. Estipular uma cota como em alguns lugares é feito para que as secretarias se organizem para que se tenha a cota parlamentar paga. Nós temos R$ 1,5 milhão destinado às emendas. Muitas vezes isto se dissipa em obras, cheques reformas, execuções de shows, com esta disseminação, isto fica na mão da Secretaria da Fazenda em repassar este recurso, se a gente fizer uma programação entre as secretarias com determinado valor que ela precisará atender os parlamentares, ficaria mais fácil para organização e o próprio caixa suportar do que ficar liberando no valor integral de uma vez só”, explicou.

O deputado argumenta que não se trata de uma cobrança a ser feita ao governador, mas um pedido que pode permitir melhor organização do caixa do governo e ao mesmo tempo atender aos pedidos feitos pelos parlamentares.

“É um pedido, talvez tenha outra ideia. Talvez tenha outras melhores. Nossas demandas não são pessoais, atendendo as demandas dos parlamentares, os municípios serão contemplados e o próprio governo estadual, apenas um entendimento de um melhor fluxo de caixa e também para atender a demanda dos parlamentares que muitas vezes sofrem desgastes aqui na Casa”, afirmou.

Atrasos

O líder do governo ressalta que também haverá pedido para que o governo dentro das condições financeiras possa realizar o pagamento de emendas de alguns parlamentares, pois há alguns deputados que atuam desde a legislatura passada e que ainda não foram contemplados com as emendas.

Horários

Segundo o deputado José Vitti, outro pedido a ser feito ao governador Marconi Perillo será a de ele recomende aos secretários mudanças de horários na agenda de eventos públicos.

A queixa é de que várias solenidades são realizadas no mesmo período em que ocorre a sessão ordinária, o que faz com que parlamentares deixem de acompanhar os trabalhos legislativos em plenário para prestigiar o evento de alguma secretaria.

“Entre os ajustes a serem feitos em secretarias no que tange a eventos que são realizados durante a sessão, uma vez que temos dificuldades de quórum e eventos que são realizados no interior e na capital, dificultam a presença dos deputados em plenário, então ajustar isto com o governador, para que ele possa ajustar isso com os secretários”, relatou.

Encontros

De acordo com o deputado José Vitti, o governador já havia reunido com vereadores do PSDB de Goiânia. Após se encontrar com a bancada Tucana na Assembleia, Marconi Perillo deverá reunir com toda a base de apoio dele no legislativo estadual.


Leia mais sobre: Política