21 de dezembro de 2024
Brasil

Deputados questionam decisão de Cunha sobre impeachment

Os pedidos foram entregues ao STF pelos deputados federais Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Wadih Damous (PT). (Foto: Agência Brasil)
Os pedidos foram entregues ao STF pelos deputados federais Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Wadih Damous (PT). (Foto: Agência Brasil)

Dois mandatos de segurança foram protocolados e entregues, nesta sexta-feira (9), pelos deputados federais Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Wadih Damous (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), questionando as decisões do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

Para o deputado Rubens Pereira, Cunha teria usado em sua resposta ao pedido elementos que não estariam na lei. “Ele aplica ora o regimento interno e ora cria novo processamento, e a Constituição Federal é bem clara”, afirmou.

 O deputado ainda explicou que os parlamentares questionam se o presidente está cumprindo o “devido processo legislativo” para processar e julgar um presidente da República. Já Wadih Damous, que entrou com recurso na Câmara e não houve tramitação correta, disse que sentiu um direito parlamentar desrespeitado.

Segundo a assessoria da Presidência da Câmara, “todos os pedidos de impeachment estão sendo analisados de maneira técnica e jurídica, conforme prevê a Constituição”.

(Com informações da Agência Brasil)


Leia mais sobre: Brasil