Será realizada na tarde de hoje, 26, a primeira reunião do Conselho de Ética da Assembléia. Na reunião serão escolhidos o presidente e o vice.
Os sete titulares e os sete suplentes foram escolhidos na semana passada. São eles: Humberto Aidar (PT), Álvaro Guimarães (PR), Bruno Peixoto (PMDB), Lucas Calil (PSL), Francisco Jr (PSD), Júlio da Retífica (PSDB) e Valcenôr Braz (PTB). São suplentes os deputados Luis Cesar Bueno (PT), Gustavo Sebba (PSDB), Ernesto Roller (PMDB), Lincoln Tejota (PSD), Simeyzon Silveira (PSC), Jean (PHS) e Carlos Antonio (SD).
O ato de nomeação dos integrantes do Conselho de Ética da Casa foi assinado pelo presidente Helio de Sousa (DEM), através do decreto legislativo que tramitou como processo de n° 2638/15.
O projeto de resolução nº 2081/14, que institui o Código de Ética Parlamentar, de autoria de Humberto Aidar, foi aprovado em segunda e definitiva votação por unanimidade dos 25 deputados presentes na sessão ordinária do dia 7 de maio. Aidar é cotado para presidir o Conselho.
Líder do Governo, o deputado José Vitti (PSDB) sugeriu o nome do autor da iniciativa, ao mesmo tempo em que Helio de Sousa disse comungar com essa escolha, uma vez que, como autor do projeto, é justo que o petista seja o primeiro presidente do Conselho.
Leia mais sobre: Política