21 de dezembro de 2024
Cidades

Deputados cobram comprometimento do Poder Público e revisão do sistema com o transporte coletivo

(Foto: Arquivo/Diário de Goiás)
(Foto: Arquivo/Diário de Goiás)

Em Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira (01/04) na Assembléia Legislativa que debate a implementação de transporte coletivo complementar nos municípios goianos, o autor da iniciativa, deputado Allyson Lima (PRB), lembrou que atualmente a Capital e cidades circunvizinhas, com seus milhões de habitantes, merece que o sistema de transporte coletivo seja revisto e modificado no sentido de oxigenar o setor.  

O deputado informou que em outra oportunidade participou e debateu o assunto e que a discussão sobre o serviço de transporte complementar é uma necessidade, apesar de não ser consenso, principalmente por parte dos empresários que já atuam no sistema de transporte coletivo da Capital. “É um modelo simples que funciona exatamente onde o poder público e as grandes empresas de transporte coletivo não querem chegar”, disse. 

De acordo com Allyson Lima, há centenas de regiões na Capital e cidades vizinhas onde o transporte público é deficitário ou até mesmo ausente. “E se as empresas não querem atender esses locais, qual o motivo de termos imbróglio neste assunto?”, questionou. 

Ele destacou que apresentou um projeto de lei, que está em tramitação, para regulamentar o assunto na esfera estadual, mas que o município tem autonomia de tratar a questão e, portanto, ele incentiva os prefeitos e representantes municipais presentes que fomentem o sistema de transporte coletivo complementar também em suas cidades. 

O deputado Cairo Salim (Pros) que também participou da audiência pública, criticou a qualidade do transporte coletivo. “Precisamos trabalhar para a melhoria do transporte na Região Metropolitana”, defende.

Ele afirma que durante muito tempo a discussão do transporte público ficou relegada e cita diretamente a Prefeitura de Goiânia e o Governo Estadual, para dizer que todos querem sair da discussão. “Mas nós, que fazemos parte da nova geração, não vamos parar de debater o assunto até que melhore”, salienta.

O parlamentar afirma ainda que o debate sobre o tema deverá prosseguir até que sejam encontradas soluções viáveis para o transporte metropolitano.


Leia mais sobre: Cidades